Home / Notícias / CNM participa de debate sobre melhoria no acesso dos produtores as políticas de crédito rural

Notícias

Thursday, 16 de March de 2017

CNM participa de debate sobre melhoria no acesso dos produtores as políticas de crédito rural

Discutir temas para melhoria no acesso dos produtores as políticas de crédito rural. Esse o motivo da participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na reunião da Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio do Ministério da Agricultura. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, e estavam presentes também vários representantes do setor produtivo.

A reunião teve início com a apresentação das sugestões do setor produtivo com ação pela ampliação na demanda por armazenagem de grão e pelos problemas enfrentados durante o escoamento para os portos da região Norte do país que enfrentaram estradas intrafegáveis. Os produtores solicitaram uma ampliação do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e uma redução da taxa de juros para 5,5% ao ano.

Além disso, os representantes do setor produtivo afirmaram a necessidade dos produtores em realizar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) - etapa seguinte ao Cadastro Ambiental Rural. Os representantes solicitaram ainda a desburocratização do acesso as linhas do Programa ABC e também a criação de uma nova linha de financiamento para regularização ambiental, ambas visam o atendimento da legislação ambiental.

Simplificação dos procedimentos
Os agentes financeiros solicitaram ações de simplificação dos procedimentos para liberação do crédito e a redução das linhas de financiamento, pois o grande número de produtos ofertados demanda uma grande estrutura tecnológica e capacitação dos técnicos.

O governo federal apresentou um panorama de manutenção das taxas de juros apesar das recentes reduções na taxa Selic e de manutenção dos recursos disponíveis para o crédito rural apesar dos dados positivos do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB). Tal panorama não atende os anseios do setor e serão objeto de futuras negociações dos produtores com o governo federal visando reverter essa proposta.

Acesso ao crédito
A Confederação considera importante a desburocratização do acesso ao crédito rural bem como sua ampliação, pois tais recursos são aplicados diretamente na economia municipal. Na safra 2016/2017, foram disponibilizados mais de R$ 230 bilhões através do Plano Safra que estão movimentando as economias dos pequenos Municípios e permitindo uma safra recorde com a estimativa de valor bruto da produção agropecuária de R$ 548 Bilhões para 2017.