Home / Notícias / Pescadores artesanais terão novo sistema de cadastro até maio

Notícias

Monday, 13 de February de 2017

Pescadores artesanais terão novo sistema de cadastro até maio

Um novo cadastro dos pescadores profissionais artesanais deverá entrar em vigor no próximo mês de maio. A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de fevereiro, aprova o Plano de Ação “Pescador Legal” e institui o Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais.

O plano prevê o recadastramento dos pescadores profissionais artesanais dentro do Sistema de Cadastro do Produtor Rural e demais Agentes (Sican), hoje sediado na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em fase de adaptação. A proposta é incorporar ao plano ferramentas de inteligência, que permitirão maior controle e fiscalização para evitar fraudes.

“O sistema Sican permitirá que auditemos e fiscalizemos todo o sistema. O verdadeiro pescador artesanal não tem com o que se preocupar, pois o novo sistema é a garantia de que ele receberá o seguro-defeso. Já o fraudador, será excluído e, ainda, responsabilizado perante à legislação vigente. Em breve, lançaremos campanha de divulgação sobre o assunto” disse o diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Márcio Cândido Alves.

Alves adiantou também que está em desenvolvimento o novo sistema de registro. Ele irá fazer o cruzamento de dados com outros sistemas da União, como o da receita Federal, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e o Sistema de Controle de Óbitos (Sisobinet).

Com a nova plataforma, os pescadores não precisarão se deslocar até as Superintendências Federais de Agricultura para se cadastrarem.

Da Agência CNM, com informações do Ministério da Agricultura