Áreas técnicas / Agricultura e Pecuária / PIB Agropecuário tem redução de 1,4%; seca...

Agricultura e Pecuária

Notícias

PIB Agropecuário tem redução de 1,4%; seca no cerrado afetou a colheita

Quinta, 01 de dezembro de 2016.

Ag. SenadoA forte seca que atingiu o cerrado do país, afetando especialmente a segunda safra de milho deste ano em Mato Grosso, contribuiu para a retração de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no terceiro trimestre do ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 30 de novembro.

De acordo com o levantamento, os impactos da seca sobre o PIB da Agropecuária foram ainda mais intensos no comparativo com o terceiro trimestre de 2015. Os indicadores apontam uma redução de 6% durante o intervalo mencionado.

Segundo o coordenador de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, José Gasques, as taxas negativas devem-se ao desempenho da produção e dos rendimentos das lavouras que correspondem ao período considerado pelo IBGE. “Algumas culturas tiveram retração nas estimativas de produção anual e perdas de produtividade”, destacou.

O milho de segunda safra teve reduções acentuadas na produção (-30,8%) e na produtividade (-32,8%), o algodão teve perdas de -16,9%, na produção, e de -10,7%, na produtividade. O mesmo ocorre com outros produtos, como o café, que têm peso expressivo na formação do PIB agropecuário.

Da Agência CNM, com informações do IBGE


 

Notícias relacionadas