Home / Notícias / Representantes do setor debatem com a CNM melhorias para a cadeia da soja

Notícias

Thursday, 23 de February de 2017

Representantes do setor debatem com a CNM melhorias para a cadeia da soja

Na última quarta-feira, 22 de fevereiro, um representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião no Ministério da Agricultura. O espaço reuniu representantes do setor produtivo da soja para debater possíveis formas de aumento da safra no país.

A reunião teve início com apresentação do contexto de produção da soja. Como foi pontuado, o mercado registra alta nos preços globais, apesar da expectativa de ampliar a oferta do grão nos Estados Unidos e no Brasil. Um dos fatores que encarece os valores é o aumento da demanda na China.

No Brasil, existe uma preocupação com o excesso de chuvas, como as que ocorrem em Mato Grosso. Os especialistas pontuaram que o fenômeno pode prejudicar o período de colheita da soja. Já nos Estados Unidos, a incidência do El Niño é o principal receio.

Em outro momento da reunião foram apresentados temas que estão sendo discutidos no cenário internacional, por meio de protocolos. O Brasil pode se tornar um signatário desses acordos que terão impacto direto no setor rural brasileiro, como é o caso do protocolo de Nagoya. Os temas apresentados passarão a ser incluídos na pauta da Câmara dos Deputados Setorial da Soja para avaliação.

Destaque para a discussão no Congresso Nacional sobre a alteração da legislação que trata do licenciamento ambiental, por meio do Projeto de Lei (PL) 3.729/2004. A CNM orienta os gestores que conheçam o conteúdo da matéria, uma vez que poderá impactar no processo de licenciamento principalmente nos Municípios onde ocorreu a descentralização da gestão do meio ambiente.