Home / Notícias / “Um bom contador é fundamental para garantir uma gestão segura”, aconselha especialista

Notícias

Tuesday, 25 de October de 2016

“Um bom contador é fundamental para garantir uma gestão segura”, aconselha especialista

Professora de contabilidade pública na Universidade de Brasília (UnB), Diana Lima foi uma das expositoras da tarde de palestras sobre gestão pública municipal nesta segunda-feira, 24 de outubro, no seminário Novos Gestores. A especialista abriu sua fala ao dizer que o bate-papo serviria como um alerta aos gestores. Entre as recomendações, disse ser fundamental que o novo prefeito tenha ao seu lado um bom contador.

“Um bom contador é fundamental para garantir uma gestão segura”, disse ela. Segundo Lima, o importante é contratar um profissional qualificado para cuidar das contas do Município, independentemente se ele é do quadro ou escritório terceirizado. Mas a melhor opção é ter um profissional que esteja mais por dentro da situação do Município, que terá mais responsabilidade e poderá responder pelas ações adotadas na gestão das contas públicas.

A especialista contou aos gestores que o grande desafio dos novos gestores será adaptar as prestações de contas municipais às mudanças estabelecidas em lei quanto à contabilidade municipal. Segundo ela, a transformação exige capacitação dos técnicos e contadores. "Temos percebido que os contadores municipais não estão qualificados. Então, peçam um certificado para os profissionais novos e deem condições para que eles se preparem”, disse ela.

Ajuda CNM
Lima disse, junto de Ludimila Ferreira que compõe a área técnica em contabilidade da CNM, que a entidade atende e ajuda diretamente os gestores a entenderem as mudanças. Mas também disponibiliza para livre acesso cartilhas online sobre as transformações da gestão das contas públicas municipais.

A cartilha, chamada Estratégias para Implantação dos Procedimentos Patrimoniais, traz o que deverá ser executado pelos Municípios quanto ao tema entitulado.