Home / Notícias / Nota técnica da CNM orienta registro contábil da integralização da complementação ao Fundeb

Notícias

Wednesday, 01 de February de 2017

Nota técnica da CNM orienta registro contábil da integralização da complementação ao Fundeb

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou uma nota técnica com a finalidade de auxiliar os gestores municipais quanto ao registro contábil da integralização da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Nota Técnica 10/2017 traz informações sobre os lançamentos desde o registro do direito a receber até o efetivo ingresso desses recursos nas contas Municipais.

Um dos esclarecimentos apresentados pela Nota é que como esses recursos só ingressaram nas contas municipais em 2017, pode ser que o Tribunal de Contas onde o Município encontra-se jurisdicionado não permita que esses valores sejam utilizados para a cobertura de restos a pagar inscritos no exercício de 2016, e nem possam ser utilizados para a cobertura de créditos adicionais.

A CNM alerta que considerando que apenas os Municípios dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí têm direito a essa complementação, a referida nota técnica só se aplica a esses entes subnacionais.

Clique aqui e veja a Nota Técnica 10/2017 na íntegra.
Clique aqui  e confira os valores da complementação por Estado.