Home / Notícias / Abertas inscrições para curso de formação de gestores em Cultura aos Municípios do Espírito Santo

Notícias

Monday, 30 de January de 2017

Abertas inscrições para curso de formação de gestores em Cultura aos Municípios do Espírito Santo

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura para formação de gestores e conselheiros do Estado do Espírito Santo. Das 200 vagas disponíveis, 100 serão destinadas a alunos de 30 Municípios para formar a primeira turma, de abril a agosto. As demais serão para alunos oriundos dos outros 48 Municípios, que formarão a segunda turma no próximo semestre do ano. As inscrições para a primeira turma ficam abertas entre os dias 1º e 24 de fevereiro.

O curso será oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).

A capacitação de modalidade semipresencial possui uma carga horária total de 200 horas, sendo 24 horas presenciais para a disciplina Projeto Integrador e 176 horas à distância para as seguintes quatro disciplinas que serão ministradas por meio da Plataforma Moodle: Políticas Públicas da Cultura (44 horas), Diversidade Cultural e Desenvolvimento (48 horas), Gestão Cultural (48 horas) e Planejamento e Execução de Projetos Culturais (36 horas).

Objetivo
De acordo com o regulamento de inscrição, o curso tem como um de seus objetivos promover nos 78 Municípios espírito-santenses a formação de gestores públicos, conselheiros de cultura e agentes culturais, tendo em vista a implantação e a consolidação do Sistema Nacional de Cultura no Espírito Santo.

Os interessados em fazer parte da primeira turma deverão se inscrever até o dia 24 de fevereiro por meio do e-mail curso.secultes@gmail.com. Os candidatos necessitam ter concluído o ensino médio, possuir conhecimento básico de informática e dispor de acesso à internet.

Posição CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a importância do fomento à qualificação voltada para a formulação, implementação e avaliação de políticas de cultura no âmbito da gestão pública municipal. Por isso, recomenda que os novos gestores incentivem os conselheiros de cultura e servidores, em especial, os de cargo efetivo, a participarem do curso.

Para mais informações, acesse aqui o regulamento.
Agência CNM com informações da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo