Home / Notícias / Brasil tem 49 produtos com certificação de origem, diz mapa de indicações

Notícias

Thursday, 20 de October de 2016

Brasil tem 49 produtos com certificação de origem, diz mapa de indicações

A versão digital do Mapa das Indicações Geográficas do Brasil indica que há 49 produtos e serviços nacionais certificados por Indicação de Procedência ou Denominação de Origem. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foram divulgados nesta quinta-feira, 20 de outubro. 

Os chamados Selos de Indicação Geográfica (IG) mostram onde as diversas culturas nacionais são produzidas. Como por exemplo: os vinhos tintos, brancos e espumantes produzidos no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, foram os primeiros a receber certificação com Indicação de Procedência no país, em 2002. Isso significa que apenas os vinhos produzidos nessa região gaúcha podem ostentar o título de vinho do Vale dos Vinhedos. 

Também constam no Mapa, o camarão da Costa Negra (CE); as rendas de Divina Pastora (SE) e do Cariri (PB); as cachaças de Paraty (RJ), Salinas (MG) e Abaíra (BA); o artesanato em estanho de São João Del-Rei (MG); as opalas e joias artesanais de Pedro II (PI); o mel do Pantanal (MT/MS) e de Ortigueira (PR); a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas; e as panelas de barro de Goiabeiras (ES), entre outros. 

Certificado
O caso mais recente de certificação foi o café verde, torrado e moído da Região de Pinhal, em São Paulo, certificado este ano. De acordo com o IBGE, a Indicação Geográfica atesta a origem e as condições especiais de fabricação dos produtos certificados, permitindo que os consumidores tenham informações confiáveis sobre a qualidade e a autenticidade daquilo que estão adquirindo. 
Além disso, esse tipo de certificação valoriza a cultura local e fomenta atividades turísticas. Ao todo, 20 Estados têm produtos regionais com certificação. O Rio Grande do Sul lidera o ranking com dez produtos, seguido por Minas Gerais, com oito. 

Veja o mapa completo aqui

Agência CNM, com informações do IBGE e ABr