Home / Notícias / Brasil tem 49 produtos com certificação de origem, diz mapa de indicações

Notícias

20/10/2016

Compartilhe esta notícia:

Brasil tem 49 produtos com certificação de origem, diz mapa de indicações

A versão digital do Mapa das Indicações Geográficas do Brasil indica que há 49 produtos e serviços nacionais certificados por Indicação de Procedência ou Denominação de Origem. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foram divulgados nesta quinta-feira, 20 de outubro. 

Os chamados Selos de Indicação Geográfica (IG) mostram onde as diversas culturas nacionais são produzidas. Como por exemplo: os vinhos tintos, brancos e espumantes produzidos no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, foram os primeiros a receber certificação com Indicação de Procedência no país, em 2002. Isso significa que apenas os vinhos produzidos nessa região gaúcha podem ostentar o título de vinho do Vale dos Vinhedos. 

Também constam no Mapa, o camarão da Costa Negra (CE); as rendas de Divina Pastora (SE) e do Cariri (PB); as cachaças de Paraty (RJ), Salinas (MG) e Abaíra (BA); o artesanato em estanho de São João Del-Rei (MG); as opalas e joias artesanais de Pedro II (PI); o mel do Pantanal (MT/MS) e de Ortigueira (PR); a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas; e as panelas de barro de Goiabeiras (ES), entre outros. 

Certificado
O caso mais recente de certificação foi o café verde, torrado e moído da Região de Pinhal, em São Paulo, certificado este ano. De acordo com o IBGE, a Indicação Geográfica atesta a origem e as condições especiais de fabricação dos produtos certificados, permitindo que os consumidores tenham informações confiáveis sobre a qualidade e a autenticidade daquilo que estão adquirindo. 
Além disso, esse tipo de certificação valoriza a cultura local e fomenta atividades turísticas. Ao todo, 20 Estados têm produtos regionais com certificação. O Rio Grande do Sul lidera o ranking com dez produtos, seguido por Minas Gerais, com oito. 

Veja o mapa completo aqui

Agência CNM, com informações do IBGE e ABr


Notícias relacionadas