Home / Notícias / CNM defende inclusão de temática municipalista durante reunião do Conselho Nacional de Política Cultural

Notícias

Wednesday, 23 de November de 2016

CNM defende inclusão de temática municipalista durante reunião do Conselho Nacional de Política Cultural

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 27.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) nos dias 17 e 18 de novembro, em Brasília. A entidade faz parte do colegiado e acompanha o desenvolvimento das ações junto aos Municípios brasileiros. Um dos objetivos do encontro era a definição do temário para a IV Conferência Nacional de Cultura (CNC), a ser realizada em 2017.

Em seu posicionamento, a Confederação defendeu que um dos eixos temáticos da Conferência trate a respeito das relações entre a cultura e o turismo em âmbito municipal e, especificamente, sobre as Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Como explica a entidade, elas detêm grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda.

A CNM também solicitou à Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura participação no Comitê Executivo do Plano Nacional de Cultura (PNC). O grupo tem como responsabilidade deliberar sobre a revisão das 53 metas do PNC, estabelecidas por meio da Portaria 123/2011.

Na visão da entidade, a participação no comitê é de vital importância, uma vez que as metas originais impactam diretamente a gestão pública de cultura dos Municípios brasileiros. Por esse motivo, devem ser revistas de acordo com a realidade local e respeitando a divisão justa de atribuições entre as três esferas de governo.