Home / Notícias / Mais de 2,4 milhões de estrangeiros devem passar pelo Brasil durante o verão

Notícias

08/12/2016

Compartilhe está notícia:

Mais de 2,4 milhões de estrangeiros devem passar pelo Brasil durante o verão

A menos de um mês para o verão no hemisfério Sul, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) estima a chegada de 2.420 milhões de turistas estrangeiros para a temporada no Brasil. O número representa crescimento de 11% em relação ao verão passado, quando o País recebeu 2.183 milhões de visitantes do exterior, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.

O cálculo demonstra que o período, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, corresponde a 1/3 do total de visitantes do exterior durante todo o ano de 2015 – fechado em 6,3 milhões – devido, principalmente, à alta atratividade dos estrangeiros pelos destinos de sol e praia. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, aponta a promoção turística realizada pelo Instituto como um dos principais fatores para o crescimento, além do sucesso da Rio 2016.
 
A Conferação Nacional de Municípios (CNM) tem destacado que o Turismo é uma área importante para os Municípios brasileiros, e caso a estimativa se confirme será profícuo para os novos gestores que assumirão a gestão em 2017.  “O turismo é a atividade que mais gera emprego no mundo. Ele movimenta mais de 50 setores da economia dos Municípios” , reforça o consultor da entidade, Mário Nascimento. Ele cita como exemplo a relação direta da área com o setor hoteleiro, alimentação e trasnportes.

Orientação da CNM
A CNM orienta aos novos gestores que façam um levantamento da área de Turismo em suas respectivas cidades. Para ele, após esse diagnóstico inicial, é possível começar a desenvolver ações e mesmo incentivar a criação de uma cadeia produtiva do turismo.

Como sugestão, a CNM enfatiza a criação de rotas turísticas, que já fazem parte da realidade de alguns Municípios. “A regionalização do Turismo é uma forma de vocês atuarem. Consultem as associações locais de turismo, conversem com outros Municípios e vejam a possibilidade de criar uma rota turística entre as cidades”, destacou Nascimento.
Agência CNM, com informações da Embratur

Notícias relacionadas