Home / Notícias / Chuvas causam alagamentos e deslizamentos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo

Notícias

15/12/2016

Compartilhe esta notícia:

Chuvas causam alagamentos e deslizamentos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo

A temporada de chuvas intensas tem provocado estragos em Municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No Estado capixaba, houve desmoronamento de um morro em Mimoso do Sul e deixou 30 famílias fora de casa nesta quarta-feira, 14 de dezembro. A Defesa Civil informou que ainda há risco no local e por isso foi inteditado. Apenas a passagem de carros está liberada.

O acidente aconteceu de madrugada, quando pedras rolaram e destruíram um posto de saúde, que havia sido reformado e voltaria a atender a população nos próximos dias, e sete casas. Ninguém morreu. Com o acidente, o atendimento do posto de saúde continua no local que antes era provisório.

A área era considerada de risco e monitorada pela Defesa Civil, que informou que o forte calor, juntamente com a chuva que cai e infiltra nas fissuras das pedras do morro provocam deslizamento.

A prefeita do Município, Flávia Cysne, afirmou que as famílias que não tiverem para onde ir serão alojadas em uma escola da região e futuramente poderão receber o aluguel social. Além disso, também disse que a prefeitura está recebendo doações de colchões, roupa de cama, e roupas para crianças e adultos. As doações serão recolhidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Estragos na região metropolitana do Rio
As fortes chuvas desta quarta também chegaram à região metropolitana do Rio de Janeiro e provocaram alagamentos em vários pontos. Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o rio Pavuna está com um nível alto e, de acordo com a Defesa Civil, há a possibilidade de transbordamento nas próximas horas. O trânsito está difícil em vários pontos e há congestionamentos.

Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, de 4h30 às 7h30 de hoje, choveu cerca de 50 milímetros no Município. A previsão é de continuidade de chuva forte na cidade.

Em Duque de Caxias, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está em alerta para o possível transbordamento do rio Saracuruna. Na cidade do Rio de Janeiro, várias vias registraram bolsões de água, inclusive a Avenida Brasil, principal via de ligação entre as zonas oeste, norte e centro.

Agência CNM com informações da Agência Brasil e do G1

Notícias relacionadas