Home / Notícias / CNM esclarece sobre funcionalidades do Observatório dos Desastres

Notícias

Thursday, 25 de August de 2016

CNM esclarece sobre funcionalidades do Observatório dos Desastres

Como conhecer um pouco mais sobre os desastres naturais ocorridos no Brasil? Para isto basta acessar o portal do Observatório dos Desastres lançado em 2015 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele foi desenvolvido para que os gestores municipais possam acompanhar, monitorar e avaliar a implementação da Defesa Civil nos Municípios brasileiros a partir do levantamento e compartilhamento de dados e informações das realidades locais.
 
O Observatório possui quatro mapas. Um sobre desastres naturais, outro sobre estrutura e planejamento e terceiro sobre recursos da União. Além disto é possível ainda encontrar um panorama dos prejuízos pela seca ou excesso de chuvas de 2012 a 2015.
Além de visualizar a questão em todo o território nacional, é possível segmentar a busca de acordo com o tipo de desastre, os prejuízos causados e o Município.
 
O novo mapa permite verificar não apenas os danos humanos, como também os prejuízos sobre o setor público e o setor privado. Também é possível filtrar a busca de acordo com o tipo de desastre – seca, chuva ou outros – e pelo ano. O sistema oferece ainda uma opção para somar os últimos quatro anos, a partir de 2012. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente.
 
História do Observatório
Desde a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em 2015, o Observatório dos Desastres é um projeto da CNM com o objetivo de manter os gestores informados sobre as ações de proteção e defesa civil no Brasil. Além disso, apresenta os problemas decorrentes dos desastres naturais sobre os Municípios brasileiros.
 
Além dos mapas os gestores têm acesso a notícias, artigos, estudos técnicos e outros materiais. Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas junto à área de Defesa Civil da entidade pelo e-mail: defesa.civil@cnm.org.br.

Acesse aqui o Observatório dos Desastres.