Home / Notícias / Emergência em Municípios, por conta de seca ou excesso de chuvas, foi reconhecida pelo governo

Notícias

Wednesday, 28 de December de 2016

Emergência em Municípios, por conta de seca ou excesso de chuvas, foi reconhecida pelo governo

Quatro Municípios da Bahia e um mineiro tiveram Situação de Emergência (SE) reconhecida e publicada no Diário Oficial da União (DOU, por conta de estiagem ou chuvas intensas. Por meio do decreto, atestado pelo poder público federal, os gestores podem solicitar apoio federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução das áreas danificadas

O reconhecimento federal vale por 180 dias. A publicação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu emergência em Paulo Afonso (BA), Piritiba (BA) e Presidente Jânio Quadros (BA) por conta da falta de água. Já, o Município de Jaborandi (BA) teve problemas com as chuvas intensas. Em Minas Gerais, o afetado foi Marilac.

Para receber o apoio federal, os Municípios precisam apresentar um Plano de Trabalho ao Ministério da Integração Nacional, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Alerta
Por falar em emergência, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) enviou alerta laranja de tempestade no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 26 de dezembro. A área em atenção inclui dezenas de Municípios, entre eles a capital Porto Alegre. O aviso é para as regiões de Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior do Nordeste, Planalto Médio, Missões e o litoral.

De acordo com o Instituto, além da variação dos ventos de 61 e 99 Km/h, há risco de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia e granizo. Também há risco de quebra de vidros e de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo” em diversas regiões do Estado. O alerta vai até às 23h desta terça-feira, 27 de dezembro.

Agência CNM, com informações do Portal Brasil e ABr