Home / Notícias / Municípios catarinenses receberão projeto piloto da Defesa Civil de emissão de alertas

Notícias

16/12/2016

Compartilhe está notícia:

Municípios catarinenses receberão projeto piloto da Defesa Civil de emissão de alertas

A partir de fevereiro de 2017, 20 Municípios de Santa Catarina (SC) vão participar de um projeto-piloto da Defesa Civil. Serão enviadas mensagens de texto pelo celular com alertas. De acordo com a Defesa Civil, o objetivo é ampliar as plataformas de emissão de alertas de eventos climáticos. Hoje, a Secretaria de Estado da Defesa Civil gera comunicados através do site oficial, redes sociais, coordenadores regionais e municipais e grupos de imprensa.

Em cada regional do órgão foi escolhida uma cidade. Para seleção dos municípios, foi levado em consideração alguns critérios apontados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número total da população dos 20 Municípios deveria fechar em 500 mil habitantes. Também foram considerados os Municípios com pouca ou nenhuma estrutura de Defesa Civil e a tipologia de eventos climáticos.

O projeto terá três etapas. A primeira, com as 20 cidades, dura quatro meses. Depois, o teste será ampliado para todo o estado e País. A população deverá cadastrar o CEP de suas residências para receber os alertas. Segundo a Defesa Civil, na terceira etapa, o alerta é emitido por georeferenciamento a partir das antenas de celulares. O cidadão receberá o alerta dentro da área de abrangência de telefonia móvel.

Municípios selecionados
Os Municípios catarienses escolhidos foram Araquari, Araranguá, Arvoredo, Balneário Rincão, Barra Velha, Caçador, Herval d'Oeste, Ilhota, Itapiranga, Maravilha, Mirim Doce, Pedras Grandes, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Rio do Sul, Rio dos Cedros, São Carlos, São João Batista, Três Barras e Urubici.

Da Agência CNM, com informações do G1 SC

Notícias relacionadas