Home / Notícias / CNM e União Europeia se reúnem para acertar detalhes do Projeto Reinserir

Notícias

20/09/2016

Compartilhe está notícia:

CNM e União Europeia se reúnem para acertar detalhes do Projeto Reinserir

Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) receberam na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, o consultor da União Europeia (EU) Fernando Mercau para discussão sobre os primeiros resultados do Projeto Reinserir. A reunião foi realizada como forma de avaliação da semana de entrega dos diagnósticos para reinserção de usuários de drogas aos Municípios paraibanos.

Após percorrer as cidades que participam do projeto, Mercau comentou sobre a importância do Reinserir para a comunidade. “Há uma semana que estou percorrendo a região da Paraíba. Acho muito importante o projeto porque articula diferentes atuações, usa o que prefeituras e Municípios já estavam fazendo e dá uma identidade regional ou microrregional. Acho que pode dar certo, isso é muito interessante para os governos locais”, considerou o consultor.

Durante a reunião com a CNM, o consultor também avaliou o projeto em relação àqueles que serão beneficiários diretos, isto é, os usuários de drogas. “Quanto aos beneficiários, eu acho que o projeto dá primeiro uma visão geral de informações e dados que até agora não eram disponíveis. Agora você sabe a escolaridade, idade e sexo das vítimas do crack, e pode focar com muito mais claridade as ações feitas pelas prefeituras”, disse ele.

“Os beneficiários estão desenvolvendo atividades de inserção com o projeto social, com aulas de música, atividades esportivas, o que facilita uma integração a vida comunitária. Acho muito bom”, completou.

Como os primeiros diagnósticos acabaram de ser entregues, Mercau não fez avaliações sobre os resultados dos projetos, porque eles ainda devem ser empregados e executados. “O projeto tem ainda mais um ano e meio e acho que ao final poderemos encontrar atividades de sucesso e outras para melhoria”, finalizou ele.

Visita local

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o consultor pode conhecer os projetos sociais desenvolvidos nos Municípios paraibanos de São Vicente do Seridó, Picuí, Cuité e Olivedos. A visita foi acompanhada pela coordenadora do projeto Reinserir, Rosângela Ribeiro.

Em Picuí, por exemplo, foram mostradas as instalações e algumas atividades desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente (Nacad). Entre elas, o artesanato, a fanfarra e a banda. Já em Cuité, foram apresentadas iniciativas do Município como o Flor de Cactos.

Por último, em Olivedos, foi realizada uma reunião com os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) do Município. Posteriormente, a comitiva visitou os grupos de capoeira, de artes marciais e o projeto de Futebol CSO Olivedos.

 


Notícias relacionadas