Home / Notícias / Municipalismo e combate às drogas foi tema do bate-papo desta sexta-feira, 30

Notícias

30/09/2016

Compartilhe está notícia:

Municipalismo e combate às drogas foi tema do bate-papo desta sexta-feira, 30

A edição do Bate-papo com a CNM desta sexta, 30 de setembro, debateu ações municipalistas de combate às drogas. O tema foi apresentado pela técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e responsável pelo Observatório do Crack, Mariana Boff Barreto, e mediado pelo consultor da CNM Maurício Zanin. 

Entre os destaques, Mariana abordou aspectos gerais sobre as drogas e o Observatório do Crack.  “O Observatório nasceu em meados de 2010, a partir do contato dos gestores com a CNM para sanar dúvidas sobre o crack. Fizemos uma pesquisa para identificar a presença da droga nos Municípios. A partir desse panorama conseguimos conhecer a realidade e apoiar a construção de políticas públicas para enfrentamento das drogas nos Municípios”, explicou Mariana. 

Outra questão levantada foi a falta de recursos para o desenvolvimento de ações de prevenção e reinserção. “Há uma lacuna do governo federal e estadual para chegar nos Municípios e trabalhar a questão da dependência química. Quem trabalha efetivamente com o problema é o Município. Existe um financiamento muito pulverizado entre os setores, o que dificulta a integração local”, destacou. 

Também foram apresentados os instrumentos de combate às drogas, boas práticas e o Projeto Reinserir, que trabalha a reinserção dos usuários de drogas na sociedade. O projeto está sendo desenvolvido pela CNM desde 2015 em 13 Municípios da Paraíba e conta com financiamento da União Europeia. 

Para assistir o bate-papo, clique aqui. Conheça mais sobre o Projeto Reinserir.


Notícias relacionadas