Home / Notícias / Gestores devem fazer cursos gratuitos de planejamento urbano, recomenda CNM

Notícias

Monday, 10 de October de 2016

Gestores devem fazer cursos gratuitos de planejamento urbano, recomenda CNM

Inscrições de cursos na área de planejamento urbano e habitação estão abertas e vão até o dia 23 de outubro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda aos gestores municipais que façam as capacitações gratuitas e direcionadas para gestores municipais latino-americanos interessados na temática.

O objetivo das propostas é auxiliar os gestores municipais na construção de condições para implementar métodos de gestão territorial adequados à realidade local. Todos os cursos são ofertados na modalidade à distância e o conteúdo pode ser acessado em dois idiomas: inglês e espanhol.

Para este trimestre, estão disponíveis cursos de atualização cadastral, alternativas para aprimorar a gestão do solo urbano que fomente projetos de moradia social; perspectivas jurídicas para a tributação de impostos urbanos; e orientações de como avaliar a mais valia urbana advindas da cobrança de taxas e suas vantagens, os benefícios da cobrança do imposto predial para o desenvolvimento urbano dentre outros.

Experiência
As capacitações são promovidas pelo Instituto Lincoln, localizado na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Além de informar sobre a agenda e incentivar a participação dos gestores municipais brasileiros, a CNM destaca que é uma oportunidade de obter conhecimento e trocar experiências com gestores de outros países da América Latina.

O resultado dos selecionados ocorrerá dia 31 de outubro e os selecionados iniciarão o curso no dia 5 de novembro.
Veja abaixo os procedimentos para inscrição de acordo com o curso: Métodos de Actualización Catastral: Opciones y Experiencias; Alternativas de Gestión del Suelo para la Producción de Vivienda Social; Análisis Jurídico Comparado de Instrumentos Tributarios Base Suelo; Cómo Calcular las Plusvalías del Suelo Urbano; Eficiencia para la Recaudación del Impuesto Predial: ¿Mecanismos Coercitivos o Estrategias Coactivas?; Instrumentos de Regulación para Tierras Vacantes: Experiencias de Brasil y Colombia; e Claves para el Diseño de Sistemas de Transferencia de Derechos de Desarrollo.