Home / Notícias / Habitat III vai reunir neste mês 45 mil gestores mundiais no Equador

Notícias

Monday, 10 de October de 2016

Habitat III vai reunir neste mês 45 mil gestores mundiais no Equador

Cerca de 45 mil gestores irão participar, entre os dias 17 e 20 de outubro, da III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O evento, que será realizado em Quito, no Equador, tem como objetivo assegurar o compromisso político pelo desenvolvimento urbano sustentável, bem como identificar e abordar os desafios da Nova Agenda Urbana mundial.

A Habitat III ocorre a cada vinte anos. Essa será a primeira vez em que a América Latina vai sediar o evento. De acordo com a programação, a Conferência deve ser organizada com oito sessões plenárias, mesas de alto nível e mesas redondas de stakeholders. Além disso, estão previstas sessões especiais, diálogos voltados a temas específicos e outros eventos paralelos à programação principal.

Dentre as atividades da Habitat III, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda a participação dos gestores brasileiros na II Assembleia Mundial de Prefeitos. Esse encontro está programado para o próximo domingo, 16 de outubro, dentro da própria Habitat III. A expectativa é de que aproximadamente 450 mandatários municipais de todo o mundo participem da Assembleia.

CNM na Habitat III
Durante a Habitat III, a CNM vai apresentar duas de suas iniciativas que visam fortalecer os Municípios brasileiros. O projeto Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios do Brasil, implementado em parceria com a iniciativa de Articulação de Redes Territoriais (ART) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), teve início em agosto e já vai apresentar suas experiências no evento em Quito no dia 17 de outubro.

A exposição será no período das 9h30 às 10h30 na sala R11, localizada na Casa de Cultura Equatoriana “Benjamín Carrión”.

Capacitação
A CNM informa que, por meio do Projeto de Localização dos ODS, os gestores eleitos serão capacitados sobre a Agenda 2030. A iniciativa vai ocorrer durante os eventos Novos Gestores, organizados pela entidade em Brasília.

A CNM ainda vai apresentar na Habitat III os resultados do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres. Essa ação é implementada com apoio financeiro da União Europeia em dez Municípios brasileiros, que aprovaram Pactos pela Não Violência contra as Mulheres, bem como legislações municipais específicas sobre o assunto em seis deles.

Saiba mais sobre o projeto Mulheres Seguras.

Consulte aqui a Programação da Habitat III.