Home / Notícias / Habitat III vai reunir neste mês 45 mil gestores mundiais no Equador

Notícias

10/10/2016

Compartilhe esta notícia:

Habitat III vai reunir neste mês 45 mil gestores mundiais no Equador

Cerca de 45 mil gestores irão participar, entre os dias 17 e 20 de outubro, da III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O evento, que será realizado em Quito, no Equador, tem como objetivo assegurar o compromisso político pelo desenvolvimento urbano sustentável, bem como identificar e abordar os desafios da Nova Agenda Urbana mundial.

A Habitat III ocorre a cada vinte anos. Essa será a primeira vez em que a América Latina vai sediar o evento. De acordo com a programação, a Conferência deve ser organizada com oito sessões plenárias, mesas de alto nível e mesas redondas de stakeholders. Além disso, estão previstas sessões especiais, diálogos voltados a temas específicos e outros eventos paralelos à programação principal.

Dentre as atividades da Habitat III, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda a participação dos gestores brasileiros na II Assembleia Mundial de Prefeitos. Esse encontro está programado para o próximo domingo, 16 de outubro, dentro da própria Habitat III. A expectativa é de que aproximadamente 450 mandatários municipais de todo o mundo participem da Assembleia.

CNM na Habitat III
Durante a Habitat III, a CNM vai apresentar duas de suas iniciativas que visam fortalecer os Municípios brasileiros. O projeto Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios do Brasil, implementado em parceria com a iniciativa de Articulação de Redes Territoriais (ART) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), teve início em agosto e já vai apresentar suas experiências no evento em Quito no dia 17 de outubro.

A exposição será no período das 9h30 às 10h30 na sala R11, localizada na Casa de Cultura Equatoriana “Benjamín Carrión”.

Capacitação
A CNM informa que, por meio do Projeto de Localização dos ODS, os gestores eleitos serão capacitados sobre a Agenda 2030. A iniciativa vai ocorrer durante os eventos Novos Gestores, organizados pela entidade em Brasília.

A CNM ainda vai apresentar na Habitat III os resultados do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres. Essa ação é implementada com apoio financeiro da União Europeia em dez Municípios brasileiros, que aprovaram Pactos pela Não Violência contra as Mulheres, bem como legislações municipais específicas sobre o assunto em seis deles.

Saiba mais sobre o projeto Mulheres Seguras.

Consulte aqui a Programação da Habitat III.


Notícias relacionadas