Home / Notícias / Primeiro fórum de países da América Latina e Caribe acontece no México

Notícias

02/03/2017

Compartilhe está notícia:

Primeiro fórum de países da América Latina e Caribe acontece no México

Entre os dias 26 a 28 de abril será realizado o primeiro Fórum de países da América Latina e Caribe sobre desenvolvimento sustentável. Organizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) o evento será na Cidade do México, no México.  

De acordo com a Cepal, a criação do fórum busca a participação dos países da América Latina e Caribe e visa o diálogo e cooperação para a implementação da Agenda 2030 no desenvolvimento sustentável. Além disso, busca aprimorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando suas metas e os meios de implementação. Outro objetivo do evento é o diálogo com representantes dos governos locais, interessados de diversos organismos internacionais e a sociedade civil.

Dentre os temas importantes para o debate está prevista a discussão sobre erradicação da pobreza e a promoção para a prosperidade em um mundo em constante evolução. Já o debate da Agenda 2030 terá foco nas perspectivas econômica, social e ambiental vinculadas ao meios e formas de financiamento para a sua implementação ponderando os desafios regionais da América Latina e Caribe.

Fomento
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o Fórum tem o objetivo de fomentar uma Agenda de Ação entre os países latino-americanos e organismos regionais e internacionais para à promoção de oportunidades, trocas de aprendizagem e como enfrentar os desafios que permeiam os países da América Latina e Caribe na implementação dos ODS.

A CNM tem realizado diversas iniciativas com foco na Agenda 2030, dentre as iniciativas, o destaque é para o projeto desenvolvido pela entidade para a localização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com o Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud). O projeto busca auxiliar os gestores municipais no processo de alcançar as metas propostas nesta Agenda.

Capacitar os gestores locais para integrar os ODS em seus planos de governo é outro escopo. Para tanto, a CNM tem lançado guias para localização dos Objetivos nos Municípios para sua inserção nos Planos Municipais e compartilhamento de boas práticas de outras ações globais do Pnud.

Acesse aqui o site do evento em língua portuguesa para conhecer a programação e prazos para as inscrições

Conheça aqui o Guia da CNM para a localização dos ODS direcionado aos governos locais


Notícias relacionadas