Home / Notícias / Relatório da ONU aponta: 40% do crescimento urbano ocorre em favelas

Notícias

Thursday, 20 de October de 2016

Relatório da ONU aponta: 40% do crescimento urbano ocorre em favelas

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que cerca de 40% do crescimento urbano em todo o mundo ocorre em favelas, e quase um bilhão de pessoas vivem nessas áreas e em assentamentos informais. O documento foi divulgado na Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável a Habitat III, que ocorre no Equador. 

Além de os espaços não serem adequados, a precariedade das habitações dessas favelas preocupa a ONU, que pede melhorias no setor. O relatório lembra ainda que as taxas de doença e morte prematura são significativamente mais altas entre os grupos mais pobres e marginalizados das sociedades, incluindo moradores de favelas e assentamentos informais. 

“Em muitas favelas, o acesso a serviços básicos, como Educação e cuidados de Saúde, é extremamente limitado. Nestas áreas, intervenções simples, mas eficazes, tais como telhados com isolamento, iluminação solar e aquecimento solar de água podem melhorar o nível de vida e reduzir os impactos de ondas de calor e condições meteorológicas extremas”, registra o documento. 

A Habitat III faz parte do ciclo de conferências mundiais periódicas para debater temas relativos à habitação e ao desenvolvimento urbano. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) trabalha para levar os desafios dos governos locais a Conferência. A entidade municipalista brasileira também vai apresentar dois projetos voltados ao fortalecimento da população nos Municípios durante a agenda. 

Agência CNM, com informações da ABr