Home / Notícias / CNM debate modernização da gestão, durante reunião da Comissão de Cidades Digitais da CGLU

Notícias

16/06/2015

Compartilhe está notícia:

CNM debate modernização da gestão, durante reunião da Comissão de Cidades Digitais da CGLU

A Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) promoveu, durante Bureau Executivo, uma sessão da Comissão de Cidades Digitais da entidade. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), na condição de vice-presidente da Comissão como representante da América Latina, participou das discussões. O Bureau ocorreu em Porto Alegre (RS), na última sexta-feira, 12 de junho.

Na ocasião, a CNM apresentou um evento organizado em parceria com a Comissão de Cidades Digitais, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). Trata-se do II Seminário de Modernização da Gestão Municipal, marcado para os dias 30 de setembro a 2 de outubro deste ano, em Campos do Jordão (SP).

O público-alvo deste Seminário são os gestores locais, servidores públicos municipais, associações de Municípios, empresas privadas que trabalham com tecnologia e o setor público. Na oportunidade, vão ser destacadas e discutidas boas práticas e ações inovadoras voltadas aos eixos temáticos: governo local aberto, participação cidadã, ambientes favoráveis à inovação, parcerias público privadas, mobilidade urbana sustentável e tecnologias aplicadas na gestão ambiental.

Iniciativas
Outras duas iniciativas da Comissão de Cidades Digitais devem ganhar destaque. Entre os dias 29 e 30 de junho, será promovida a primeira atividade de formação da plataforma Uraía, em Oslo, na Noruega. O objetivo é desenhar um guia prático de apoio aos governos locais na negociação de contratos e acordos com o setor privado para a implementação de tecnologias SMART na gestão municipal.

A segunda inicicativa trata da integração no projeto europeu INSECT, que promove serviços inclusivos por meio de tecnologias emergentes de computadores.

Balanço de atividades
Logo após a apresentação de novas iniciativas, a Comissão expôs um balanço das atividades realizadas em 2014 e no primeiro semestre de 2015. A divulgação foi feita pelos corrdenadores do grupo, representantes de Bilbao, na Espanha.

O destaque foi a organização de reuniões para a discussão do estudo sobre Smart Cities, elaborado em 2013. A publicação, disponível no website da Comissão, trata da questão de cidades inteligentes segundo seis eixos principais: Economia, Governança, Cidadania, Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Mobilidade.

Neste período, a Comissão também promoveu eventos de sensibilização e difusão sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação, a cooperação com as outras comissões da CGLU e a atualização das mídias sociais e do website.

Histórico
A Comissão de Cidades Digitais  da CGLU busca promover uma aliança entre os distintos membros e contribuir para que as autoridades locais impulsionem uma economia local competitiva. Que eles possam utilizar o conhecimento e a inovação para promover o desenvolvimento econômico e social.

Ela trabalha em quatro eixos temáticos principais: criação de uma rede eficiente de cooperação, difusão do modelo da Agenda Digital local, identificação e potencialização dos fatores que fazem as cidades mais inovadoras, e posicionamento das cidades como líderes em processos de inovação territorial.

Para mais informações sobre o II Seminário de Modernização da Gestão Municipal, contate a área Internacional da CNM pelo e-mail internacional@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6032.

Acesse aqui o site da Comissão de Cidades Digitais (é possível acessar a versão em português ao selecionar o idioma na caixa de tradução automática no topo da página)

 

 

 

 

 


Notícias relacionadas