Home / Notícias / Diretora da CNM, Maria Quitéria, representa a entidade em seminário nos EUA

Notícias

20/03/2017

Compartilhe está notícia:

Diretora da CNM, Maria Quitéria, representa a entidade em seminário nos EUA

A diretora da região nordeste da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Maria Quitéria Mendes, representou a entidade no Seminário para Jovens Líderes das Américas na Flórida, Estados Unidos, promovido pela Universidade Internacional da Flórida (FIU). O evento, que aconteceu na quinta-feira, 16 de março, está em sua quinta edição.

Maria Quitéria foi uma das 15 participantes selecionadas para conhecer as instituições públicas locais e realizar um intercâmbio de experiências com representantes eleitos do governo local e do parlamento americano.   

Durante o encontro, Quitéria compartilhou boas práticas da CNM e também de Municípios baianos. Além disso, a gestora – que já foi prefeita do Município de Cardeal da Silva (BA) e presidente da Associação de Municípios do Estado (UPB) – destacou a temática de boa governança e democracia.

Redistribuição de recursos
Quitéria ressaltou, ainda, que, por mais que os Municípios possuam muitas competências, a redistribuição de recursos entre os entes da Federação é desequilibrada. Ao dar exemplos de boa governança citou a Prefeitura de Vitória da Conquista (BA), onde mais de 160 escolas e creches foram contempladas com obra de infraestrutura no âmbito de Orçamento Participativo. 

A diretora da CNM falou também sobre ações para a boa governança, como a Lei da Transparência, onde os Municípios devem divulgar os dados de receitas e despesas, fornecedores, programas, ações e projetos.

A CNM disponibiliza um site voltado a orientar os gestores na temática. Acesse aqui.

 


Notícias relacionadas