Home / Notícias / Ideias Inovadoras: projeto da Prefeitura de São Paulo recebe prêmio internacional

Notícias

Friday, 02 de December de 2016

Ideias Inovadoras: projeto da Prefeitura de São Paulo recebe prêmio internacional

Um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo (SP) foi premiado na edição 2016 do Mayors Challenge – Ideias Inovadoras – promovido pela Bloomberg Philanthropies. A premiação deste ano ocorreu na capital mexicana, do México, dia 30 de novembro, e reconheceu 290 projetos promovidos por governos locais da América Latina e Caribe. 

O objetivo do Mayors Challenge é encorajar as cidades a gerarem ideias novas e ambiciosas que tratam dos desafios urbanos e promovam melhor qualidade de vida a comunidade local, com potencial de propagação para outras cidades com desafios semelhantes. A partir desse entendimento, o projeto Ligue os Pontos Prefeitura de São Paulo foi o primeiro colocado. 

Em síntese, a proposta paulista quer melhorar o rendimento da agricultura familiar; reduzir a expansão urbana; fortalecer a cadeia de valor da agricultura local, por meio do uso sustentável das terras e oportunidades de trabalho; e criar uma plataforma digital de troca entre a fazenda e o consumidor. 

A premiação do mais bem colocado do ranking é de US$ 5 milhões para efetivar a proposta e tornar a ideia em realidade. Dentre as vencedoras, outras quatro iniciativas receberam US$ 1 milhão cada para o mesmo fim – são eles: Santiago no Chile, Medellín na Colômbia, Guadalajara no México e Bogotá na Colômbia. Na relação dos vinte finalistas, constam ainda propostas de Barueri (SP), de Corumbá (MS), de Curitiba (PR) e do Rio de Janeiro (RJ). 

Na edição deste foi voltada para América Latina e Caribe, no ano anterior as cidades da Europa e em 2013 as cidades dos Estados Unidos. Além de oferecer o prêmio em dinheiro, Mayors Challenge também oferece suporte técnico para mostrar que o governo local é capaz de gerar ideias inovadoras, desenvolver parcerias únicas e mobilizar os cidadãos de várias formas diversificada. 

Mais informações aqui