Home / Notícias / Organizações internacionais analisam violência contra mulheres no meio político

Notícias

08/12/2016

Compartilhe esta notícia:

Organizações internacionais analisam violência contra mulheres no meio político

A violência feminina dentro da política é tema de uma ação desenvolvida pelo National Democratic Institute (NDI) em parceria com as Nações Unidas. O objetivo é coletar histórias de mulheres que exercem funções públicas, como prefeitas, deputadas e senadoras, que foram expostas a algum tipo de violência no meio político. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) encoraja as gestoras municipais brasileiras a participarem da iniciativa.

Nas últimas décadas, houve um aumento considerável na quantidade de mulheres que ingressaram na carreira política, como aponta o NDI. O que foi positivo em termos de equidade de gênero nesse meio. Porém, o fenômeno também provocou o aumento dos casos de assédio, intimidação e abuso psicológico, pessoalmente e no ambiente virtual.

Intitulada “Not the Cost” (Não é o Custo, em português), a ação proporciona um espaço para que as mulheres possam denunciar os atos em que foram submetidas. No site do NDI elas encontram uma ficha onde terão a oportunidade de relatar os casos de violência experienciados no meio político. O formulário está disponível em três idiomas: inglês, espanhol e árabe.

Os depoimentos coletados contribuirão para o Relatório Especial das Nações Unidas sobre a temática da violência de gênero contra mulheres e meninas.

Acesse a ficha aqui

 

 


Notícias relacionadas