Home / Notícias / Vídeo auxilia sociedade a localizar metas estabelecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Thursday, 15 de December de 2016

Vídeo auxilia sociedade a localizar metas estabelecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mais uma alternativa para que a população possa conhecer e contribuir para a melhoria da interação entre as cidades em aspectos sociais e conservação do Meio Ambiente. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Pnud) em conjunto com a ONU Habitat e a Global TaskForce lançou uma caixa de ferramentas que auxilia no processo de localização das metas estabelecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A campanha de lançamento da nova ferramenta conta com um vídeo que busca mobilizar a sociedade para a importância do alcance dessas metas. Como parte dessa ação, foi elaborado uma gravação sobre o tema. O vídeo é relevante para os gestores por explicar como funcionam os espaços disponíveis que incluem plataforma para criação de fóruns de discussão e publicação de textos informativos. Também oferece orientações sobre uma biblioteca de materiais de parceiros da ação e ainda como o interlocutor pode acessar e contribuir para o aumento do material disponível.

Colaborações
A Confederação entende que o cidadão tem um papel importante na construção do diagnóstico de cada Município em relação às metas. Seus aportes ao site poderão ser de iniciativas e proposição de debates para promoção do intercâmbio de ideias e iniciativas que acontecem em outras localidades.

O site está disponível em 102 idiomas, incluindo português. Com o objetivo de promover o diálogo a nível global, o site também contém um calendário com informações de eventos de parceiro ao redor do mundo.

ODS nos Municípios
Em agosto deste ano, a CNM realizou parceria com o programa de Articulação de Redes Territoriais do Pnud para implementação de projeto de auxilie os governantes locais brasileiros no desenvolveimento dos seus planos de ação municipal em concordância com as metas dos ODS.

Durante o evento dos Novos Gestores, foi lançado guia para implementação dos ODS nas agendas municipais. O guia apresenta cada indicador explicando sua relevância, bem como as competências e responsabilidades dos gestores no contexto brasileiro. Esses materiais estão disponíveis na caixa de ferramentas para consulta.

O material também sugere metas e possíveis indicadores aplicáveis e busca orientar sobre onde encontrar dados e informações como, por exemplo, boas práticas desenvolvidas nas cidades.

Confira aqui o vídeo