Home / Notícias / Ziulkoski ratifica convênio de cooperação em Montevidéu

Notícias

Tuesday, 14 de February de 2017

Ziulkoski ratifica convênio de cooperação em Montevidéu

Na semana passada, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, esteve em Montevidéu, Uruguai, para reuniões com o prefeito de Montevidéu e presidente do Congresso de Intendentes (CI), Daniel Martinez. Na ocasião, a CNM e o CI - organização uruguaia que atua em prol dos Municípios - ratificaram Convênio de cooperação assinado em encontro no ano passado.

O documento engloba áreas como: descentralização e compatibilidade da legislação, integração transfronteiriça e desenvolvimento econômico e produtivo, e áreas sociais - como Educação e Saúde. Além disso, fomenta a formação e profissionalização dos funcionários municipais e cria cooperação internacional entre cidades e políticas fronteiriças.

Ainda, como parte da ação, se propõe a implementação de projeto a ser definido e acordado entre as partes com o objetivo de promover a cooperação transfronteiriça entre os governos locais localizados na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Para fortalecer a temática, esteve também com o embaixador uruguaio, César Ferrer, responsável pela Divisão de Fronteiras do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai.

Aproximação
Na oportunidade, Ziulkoski, que também é vice-presidente da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), atuou buscando uma aproximação política entre Flacma e a rede Mercocidades, na qual a prefeitura de Montevidéu exerce a função de Secretaria Executiva. O líder municipalista reforça assim seu papel no cenário latino-americano e contribui para o fortalecimento do municipalismo na região.

Leia também:

Ziulkoski participa de reuniões em Montevidéu para fomentar cooperação latino-americana