Home / Notícias / Brasil aprimora método de elaboração de plano de manejo com pesquisadores americanos

Notícias

Tuesday, 01 de November de 2016

Brasil aprimora método de elaboração de plano de manejo com pesquisadores americanos

O processo de construção dos planos de manejo de Unidades de Conservação (UCs) foi tema de um encontro entre pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Americano (USFS) e do Serviço Nacional de Parques dos EUA (NPS). A reunião, realizada entre os dias 16 e 21 de outubro, tinha como objetivo promover a troca de informações para aprimorar o método brasileiro.

No país, atualmente, é exigido que o plano de manejo das Unidades de Conservação contenha as normas para seu funcionamento, zoneamento de áreas e a definição da vocação de cada uma delas. Os Estados Unidos exigem, além dos instrumentos brasileiros, elementos como Propósito, Significância, Valores e Reservas Fundamentais e Temas interpretativos da UC.

Como resultado do encontro, os pesquisadores elaboraram uma versão preliminar do plano de manejo da Resex Marinha. Para a definição das normas, foi fundamental a existência do Acordo de Gestão já elaborado pela Gestão da UC com os beneficiários da Resex e outros atores locais.

Também foi pactuado pela equipe de planejamento e parceiros o cronograma de execução e os fluxos de processos para as tarefas posteriores ao evento, que incluem outros momentos de participação no âmbito da UC, visando a conclusão do documento.

De acordo com o ICMBio, está em fase final de desenvolvimento um sistema de gestão de dados espaciais, que irá integrar essas informações ao processo de planejamento.