Home / Notícias / Capacitações sobre enfrentamento de problemas em Unidades de Conservação encerram nesta quinta-feira

Notícias

Wednesday, 23 de November de 2016

Capacitações sobre enfrentamento de problemas em Unidades de Conservação encerram nesta quinta-feira

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que encerram na quinta-feira, 24 de novembro, as inscrições para que os gestores e demais representantes municipais possam participar de uma série de cursos sobre Conflitos em Unidades de Conservação e Tornar a Unidade de Conservação visível. As capacitações visam a definição de estratégias para o enfrentamento de conflito comum de interesses entre populações.

Divergências entre comunidades tradicionais, população do entorno e grandes proprietários de terras são comuns em Unidades de Conservação, principalmente em áreas com bastante representativade para o ecossistema, como por exemplo, na Amazônia. Também existe o baixo aproveitamento de atividades de uso indireto, como o turismo ecológico e as atividades de educação ambiental.

Existem duas grandes categorias de Unidades de Conservação que são classificadas em proteção integral e as de uso sustentável. A primeira categoria tem regras mais restritas e só permite o uso indireto dos recursos ambientais. Já a segunda pode permitir o uso direto dos recursos, como a pesca, desde que esteja de acordo com o Plano de Manejo da Unidade de Conservação, que é o documento orientador de sua gestão.

A CNM alerta que preservação e conservação são conceitos distintos. A entidade explica que a preservação é o tipo de conservação mais restrito. Ela não permite utilização econômica ou intervenções humanas no ambiente e busca manter as características originais do mesmo. Já a conservação busca aliar a proteção do meio ambiente com atividades humanas, desde que elas não alterem o ambiente em níveis altos e sejam sustentáveis.

Os cursos serão realizados no ambiente de aprendizagem virtual do Ministério do Meio Ambiente.   Cada curso possui duas mil vagas e carga horária de 25 horas. As capacitações devem ser realizadas no período entre 28 de novembro e 21 de dezembro.

Clique aqui para mais informações sobre as inscrições.  

Agência CNM, com informações do Ministério do Meio Ambiente