Home / Notícias / Gestores devem cadastrar dados sobre Saneamento até 16 de dezembro

Notícias

Thursday, 17 de November de 2016

Gestores devem cadastrar dados sobre Saneamento até 16 de dezembro

Os gestores municipais brasileiros devem cadastrar informações locais no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) até o dia 16 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a ferramenta digital vai propiciar o diagnóstico e o controle da realidade atual do setor no país. O SNIS já é considerado o maior sistema de informações sobre Saneamento Básico da América Latina. 

Esse sistema propõe levantar dados nos módulos: Água e Esgoto, Resíduos Sólidos e Drenagem Pluvial. Dessa forma, contempla os quatro serviços instituídos pela Política Nacional de Saneamento Básico, por meio da Lei 11.445/2007. Pala colaborar com a pesquisa, os gestores devem preencher formulários com os dados de 2015, que estão disponíveis online no site do SNIS. 

O cronograma oficial prevê disponibilizar uma versão preliminar do diagnóstico até o dia 27 de fevereiro de 2017. O compartilhamento dos dados com os Municípios está previsto para a mesma data, e no dia 1.º de junho deve ocorrer a publicação da versão definitiva do Diagnóstico Nacional Sobre Saneamento Básico. 

A Confederação reconhece a importância de os gestores alimentarem o sistema, corretamente, uma vez que servirá para melhorar as estratégias de planejamento e controle das ações da área. Isso, segundo destaca a entidade, servirá tanto para os Municípios, quanto para a União. 

Acesse o site do SNIS  

Agência CNM, com informações do MCidades