Home / Notícias / ICMBio lança documentos para auxiliar no licenciamento ambiental de locais próximos a cavidades naturais

Notícias

03/11/2016

Compartilhe está notícia:

ICMBio lança documentos para auxiliar no licenciamento ambiental de locais próximos a cavidades naturais

Pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançam duas publicações sobre Sismografia Aplicada à Proteção do Patrimônio Espeleológico, com o objetivo de minimizar as vibrações na construção de empreendimentos ao redor de formações das cavernas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que os documentos também visam auxiliar no licenciamento de atividades, empreendimentos e obras de engenharia e evitar que os mesmos causem danos irreversíveis desses patrimônios naturais.

Segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do ICMBio, a preservação e conservação das cavernas, sítios espeleológicos e suas respectivas áreas de influência visa à manutenção dos sistemas ecológicos, sensíveis e diferenciados. Nas cavernas podem ser desenvolvidos estudos científicos minuciosos e sistemáticos em diversos campos do conhecimento, pois os ambientes cavernícolas registram informações relativas aos processos geológicos, possibilitando pesquisar a origem, a formação e as sucessivas transformações da litologia (estudo especializado em rochas e suas camadas) local e do paleoclima (clima de determinado período pré-histórico).

Vale ressaltar também que as cavernas desempenham importante papel no meio ambiente, como a carga e recarga de aquíferos, além de serem grandes atrativos turísticos e esportivos.

Acesse os documentos aqui 

Agência CNM, com informações do ICMBio


Notícias relacionadas