Home / Notícias / ICMBio promove consulta pública para criação de unidade de conservação no Pará

Notícias

Monday, 21 de November de 2016

ICMBio promove consulta pública para criação de unidade de conservação no Pará

Nos dias 23 e 24 de novembro o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove consulta pública para criação de unidade de conservação no Pará. A proposta é criar o Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, no Município de Canaã dos Carajás. Segundo o Instituto, o objetivo principal de proteger os campos ferruginosos, um tipo raro de ecossistema, conhecido como vegetação de canga.

De acordo com o ICMBio, este ecossistema é muito especial por sua singularidade, possuindo importantes atributos para conservação, entre eles: espécies da flora e da fauna raras, ameaçadas e endêmicas, ecossistemas aquáticos e cavernas. A criação do Parque atende ao cumprimento de condicionante determinada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à mineradora Vale como compensação ambiental pela instalação do projeto de mineração Ferro Carajás S11D.

O ICMBio também afirmou que poderá estabelecer parceria com as propriedades vizinhas ao parque buscando a conservação da biodiversidade a partir de apoio à produção sustentável e do incentivo ao desenvolvimento do turismo de base comunitária no interior do Parque Nacional, podendo gerar renda para as comunidades locais.

Caso aprovado, o Parque Nacional Campos Ferruginosos será o maior parque de cavernas em rochas ferríferas do país, concentrando uma das maiores densidades de cavernas no Brasil, com aproximadamente, 350 cavernas de formatos únicos e que abrigam espécies raras da região, além de registros arqueológicos das primeiras ocupações humanas na Amazônia.

No dia 23, a audiência pública será no Município de Parauapebas, a partir das 18h, na Câmara Municipal (Avenida F, Quadra 33, Lote Especial, Beira Rio II) e, no dia 24, em Canaã de Carajás, a partir das 18h, também na Câmara Municipal (Rua Tancredo Neves n.º 4, Centro).

Agência CNM, com informações do ICMBio