Home / Notícias / ICMBio promove consulta pública para criação de unidade de conservação no Pará

Notícias

21/11/2016

Compartilhe está notícia:

ICMBio promove consulta pública para criação de unidade de conservação no Pará

Nos dias 23 e 24 de novembro o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove consulta pública para criação de unidade de conservação no Pará. A proposta é criar o Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás, no Município de Canaã dos Carajás. Segundo o Instituto, o objetivo principal de proteger os campos ferruginosos, um tipo raro de ecossistema, conhecido como vegetação de canga.

De acordo com o ICMBio, este ecossistema é muito especial por sua singularidade, possuindo importantes atributos para conservação, entre eles: espécies da flora e da fauna raras, ameaçadas e endêmicas, ecossistemas aquáticos e cavernas. A criação do Parque atende ao cumprimento de condicionante determinada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à mineradora Vale como compensação ambiental pela instalação do projeto de mineração Ferro Carajás S11D.

O ICMBio também afirmou que poderá estabelecer parceria com as propriedades vizinhas ao parque buscando a conservação da biodiversidade a partir de apoio à produção sustentável e do incentivo ao desenvolvimento do turismo de base comunitária no interior do Parque Nacional, podendo gerar renda para as comunidades locais.

Caso aprovado, o Parque Nacional Campos Ferruginosos será o maior parque de cavernas em rochas ferríferas do país, concentrando uma das maiores densidades de cavernas no Brasil, com aproximadamente, 350 cavernas de formatos únicos e que abrigam espécies raras da região, além de registros arqueológicos das primeiras ocupações humanas na Amazônia.

No dia 23, a audiência pública será no Município de Parauapebas, a partir das 18h, na Câmara Municipal (Avenida F, Quadra 33, Lote Especial, Beira Rio II) e, no dia 24, em Canaã de Carajás, a partir das 18h, também na Câmara Municipal (Rua Tancredo Neves n.º 4, Centro).

Agência CNM, com informações do ICMBio


Notícias relacionadas