Home / Notícias / Projetos de concessão de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação serão apresentados nesta sexta-feira

Notícias

16/12/2016

Compartilhe está notícia:

Projetos de concessão de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação serão apresentados nesta sexta-feira

Uma iniciativa que pode contribuir com as cidades. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que será realizado nesta sexta-feira, 16 de dezembro, um evento para apresentar projetos de concessão de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação federais.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), que promove o evento, entende que através de uma unidade de conservação bem estruturada é possível induzir o fluxo de visitantes à região onde ela se encontra. Dessa forma, os Municípios localizados no seu entorno serão beneficiados com a promoção e o envolvimento ativo e socioeconomicamente favoráveis às populações locais.

Segundo o Icmbio, esses benefícios serão alcançados pelo uso de serviços de hospedagem, alimentação, aquisição de lembranças e artesanatos locais. Ainda podem ser conquistados até mesmo pela contratação de guias ou condutores de visitantes para a realização de trilhas e atividades desportivas.

Em um cenário de onde 10 das 12 categorias de unidades de conservação permite a visitação pública desde que seja observado o plano de manejo de cada UC, a escolha das unidades prioritárias foi baseada em vários critérios. Alguns deles fazem referência à existência de plano de manejo, número de visitantes, facilidade de acesso ao local e existência de estudos de viabilidade econômica preliminares.

Dessa forma, em 2016, foram priorizados o Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional do Pau Brasil. Todos eles estão em fase de elaboração dos editais.


Notícias relacionadas