Home / Notícias / Publicação mostra progresso de programa de controle de poluição do ar por veículos, em 30 anos

Notícias

Monday, 21 de November de 2016

Publicação mostra progresso de programa de controle de poluição do ar por veículos, em 30 anos

O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) completa 30 anos de existência, e em publicação comemorativa apresenta as evoluções obtidas. Criado em 1986, pelo então recém-formado Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o programa tinha o objetivo de reduzir e controlar a contaminação atmosférica e a emissão de ruído por veículos automotores nacionais e importados, além de regular a fabricação de carros, motos, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e rodoviárias. 

Os principais resultados obtidos ao longo desses anos, a partir da meta estabelecida com a criação do Proconve, estão apresentados em publicação comemorativa lançada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O livro   descreve a evolução do programa, o alcance, o relevância para o controle de emissões veiculares e as principais mudanças tecnológicas na produção automobilística do país. 

A publicação também apresenta os principais resultados relacionados direta ou indiretamente ao programa para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. De acordo com Ibama, a emissão de gases tóxicos por automóveis atualmente é 90% menor que a registrada no ano de lançamento do Proconve. Só na região metropolitana de São Paulo, a liberação de monóxido de carbono na atmosfera foi reduzida em 60%. 

PublicaçãoResultado
Com as medidas adotadas para redução da poluição, estima-se que 14.495 mortes tenham sido evitadas, e gerado economia de aproximadamente R$ 1,3 bilhão em assistência médica. Esses são apenas alguns dos benefícios ambientais e socioeconômicos apresentados no livro, que aponta a importância do programa para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no contexto da Política Nacional do Meio Ambiente. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores locais acessem o livro, disponível em formato digital. Para entidade, algumas medidas podem ser adotadas pelo governos municipais. 

Acesse a publicação aqui 

Agência CNM, com informações do Ibama