Home / Notícias / Confederação solicita envio de boas práticas municipais no combate ao Aedes Aegypti

Notícias

02/01/2017

Compartilhe esta notícia:

Confederação solicita envio de boas práticas municipais no combate ao Aedes Aegypti

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) deseja conhecer ações bem sucedidas de combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, a fim de compartilhar essas iniciativas com as demais Prefeituras. A entidade promove a campanha Municípios contra o Aedes Aegypti, que busca envolver o poder público local, os profissionais de saúde e a comunidade para combater a proliferação do inseto.

Com o objetivo de promover o enfrentamento ao mosquito, a CNM envia semanalmente notas de orientação aos gestores municipais. Nesta semana, a entidade incentiva o compartilhamento de boas práticas. Para tanto, a Confederação solicita que os gestores enviem as informações à área técnica de Saúde para que sejam divulgadas no hotsite da campanha – página online vinculada ao portal CNM. A iniciativa deve ser encaminhada por e-mail, com o título Todos contra Aedes Aegypti, contendo as seguintes informações: nome do Município, Estado, localização geográfica e quantidade populacional. A CNM ressalta que deseja divulgar principalmente iniciativas que visem a aumentar a fiscalização nos locais de foco do mosquito e a conscientização da população para o problema.

Entre os exemplos de resultados obtidos por meio de ações da gestão pública local estão a redução significativa na quantidade de registros de casos, a limpeza de terrenos que ficam livres de focos e a população mais informada e atuante no enfrentamento da proliferação do mosquito são alguns.

Recursos
Em relação aos fundos utilizados para o desenvolvimento da ação, a Confederação quer conhecer aquelas que tenham sido aplicadas com o mínimo de recursos financeiros, assim como saber quais os valores investidos em materiais gráficos de divulgação. Também podem descrever as ações da mídia local como: veiculação do assunto em rádio local/regional, divulgação de notícias nos portais da prefeitura e ações educativas como: realização de palestras em escolas e postos de saúde, com profissionais do Município.

A ação deve ser enviada para o e-mail saude@cnm.org.br e as selecionadas serão divulgadas no www.aedes.cnm.org.br para servirem de apoio e incentivo aos demais gestores municipais.

Para acessar o último boletim epidemiológico, clique aqui.


Notícias relacionadas