Home / Notícias / Formulário norteia distribuição de equipamentos para o SUS

Notícias

02/03/2017

Compartilhe está notícia:

Formulário norteia distribuição de equipamentos para o SUS

Foi lançada ferramenta para auxiliar no cadastro, no levantamento de compras e na distribuição de equipamentos e materiais permanentes para a Saúde no país. A ideia é fazer um mapeamento nacional para reforçar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas com maiores vazios assistenciais.

Os dados levantados permitirão estudo de ações regionalizadas e integradas do governo federal, otimizando o Sistema. Todas as instituições que prestam serviço assistencial na área podem preencher o formulário e participar da seleção. O prazo vai até o dia 30 de março.

Segundo o Ministério da Saúde, serão observados critérios específicos para cada tipo de equipamento, dentre eles: parâmetros para implantação, infraestrutura e especialidades da unidade, recursos humanos disponíveis, além da capacidade de funcionamento e financiamento dos serviços.

Após o preenchimento do formulário e análise das áreas técnicas da pasta, haverá a seleção das instituições que receberão os equipamentos de saúde.

Visão municipalista
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra da enorme extensão territorial do Brasil para uma correta distribuição dos equipamentos. Mais do que o quantitativo, a entidade reforça a importância de se acompanhar as necessidades e particularidades de cada região.

Um exemplo é o que ocorre com a quantidade de mamógrafos no Brasil. Apesar do número elevado, o país está classificado com um dos piores índices na prevenção ao câncer de mama. Portanto, a existência do equipamento por si só não garante a eficiência das estratégias em Saúde.

Confira formulário aqui.

Da Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil


Notícias relacionadas