Home / Notícias / Telessaúde oferece suporte aos profissionais municipais da Atenção Básica

Notícias

06/01/2017

Compartilhe esta notícia:

Telessaúde oferece suporte aos profissionais municipais da Atenção Básica

Os Municípios de todo o país podem utilizar, de forma gratuita, as equipes de teleconsultores do Telessaúde/ UFRGS. O serviço, uma parceria entre Universidade, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) tem a intenção de oferecer celeridade na resolução de problemas de saúde de pacientes baseados nas melhores evidências científicas. O serviço oferece esclarecimentos de dúvidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio e sem custos para quem faz a ligação.

O Telessaúde é destinado aos profissionais da área de Saúde como médicos e enfermeiros da Atenção Básica de todo o Brasil. Também pode ser utilizado por todos os profissionais do programa Melhor Casa. Para os médicos, o atendimento do Telessaúde esclarece dúvidas sobre diagnóstico e manejo clínico dos pacientes. As respostas são baseadas nas melhores evidências científicas e possibilitam qualificar o trabalho do profissional, bem como aumentar a capacidade resolutiva da Atenção Primária.

Já os enfermeiros podem consultar informações relacionadas à assistência, condutas clínicas e avaliação e tratamento de feridas. O Telessaúde orienta também em questões gerenciais, problemas no processo de trabalho da sua equipe e oferece informações sobre sistemas ligados à prática de enfermagem. Com isso, a ideia é oferecer atendimento mais qualificado e ágil nas Unidades de Saúde.

Equipe
O quadro de profissionais do Telessaúde é composto de profissionais com ampla qualificação. As equipes do serviço são compostas por médicos especialistas em medicina de família e comunidade; cardiologia; dermatologia; endocrinologia; gastroenterologia; hematologia; infectologia; nefrologia;  neurologia; pneumologia;  reumatologia; ginecologia e obstetrícia; oftalmologia; otorrinolaringologia; ortopedia;     pediatria; psiquiatria e urologia.

Por sua vez, os enfermeiros possuem especializações em saúde da família e comunidade, saúde mental e saúde pública. Esse time conta com apoio constante de um grupo de teleconsultores de outras profissões da área da saúde vinculados ao TelessaúdeRS/UFRGS. Todas as teleconsultorias são gravadas. A medida visa garantir a segurança e qualidade nos atendimentos.

Funcionamento
O Telessaúde funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30min (horário de Brasília), sem intervalos. O telefone é o 0800 644 6543. Mais informações podem ser acessadas pelo portal: https://www.ufrgs.br/telessauders/nossos-servicos/teleconsultoria/0800-644-6543/


Notícias relacionadas