Home / Notícias / Campanha alerta sobre ingestão de álcool e alta velocidade no trânsito

Notícias

27/06/2016

Compartilhe está notícia:

Campanha alerta sobre ingestão de álcool e alta velocidade no trânsito

As festas juninas típicas do Nordeste atraem turistas para a região e aumentam o tráfego nas rodovias federais que dão acesso a estados como Paraíba e Pernambuco entre os meses de junho e julho. Por isso, uma campanha de conscientização aos motoristas por um trânsito mais seguro é promoviad pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Em razão das festividades, as ações educativas estarão concentradas nos cinco locais onde acontecem os maiores eventos juninos do País: nos Municípios pernambucanos Recife e Caruaru, e paraibanos, João Pessoa , Campina Grande e Patos.

Com o tema: Colocar vidas em risco não é acidente. É crime, a campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade em geral, mas principalmente os motoristas amadores e profissionais para conscientizá-los acerca da responsabilidade ao volante. A ideia é sensibilizar o público para a prevenção de acidentes causados por imprudência, como excesso de velocidade, desobediência a sinalização e consumo de bebidas alcoólicas antes de pegar a estrada.

Descanso
Além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, os viajantes amadores ou profissionais também devem fazer pausas periódicas para o descanso, não excedendo o tempo na direção e respeitar as normas de trânsito, como manter a velocidade permitida pelas vias.

As imagens escolhidas incentivam a reflexão sobre a gravidade e a extensão das consequências causadas pelas atitudes imprudentes ao volante, bem como no fato de ser crime contra a vida e a sociedade.

Neste ano, a iniciativa se estenderá até 20 de julho, com inserções de banners em veículos na internet e spots nas principais rádios e mídias externas. A escolha do formato de divulgação decorre do grande alcance do público, local e nacional, vias mídias on line, especialmente.

Férias escolares
O período da campanha também coincide com a época de férias escolares, quando muitas famílias planejam viagens e utilizam as rotas rodoviárias federais. Este público também foi incluído no projeto da campanha, como forma de estimular os motoristas ocasionais a se atentarem aos cuidados necessários para garantir a segurança durante o trajeto nas autoestradas do país.

Agência CNM, com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil


Notícias relacionadas