Home / Notícias / CNM discute critérios de participação dos Municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

Notícias

Wednesday, 15 de February de 2017

CNM discute critérios de participação dos Municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

A Confederação Nacional de Municípios esteve na terça-feira, 14 de fevereiro, no Ministério do Turismo (MTur), para dar continuidade aos assuntos tratados em audiência da semana passada com o ministro Marx Beltrão. Em ambas as ocasiões, foram discutidas as melhores formas de participação dos Municípios no Mapa do Turismo Brasileiro e os critérios para a inserção dessas cidades no instrumento.

A técnica da área de Turismo da CNM, Marta Feitosa, se reuniu com o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Antonio Cóser, acompanhado de coordenadores do Pasta. A Confederação frisou que tais critérios não podem ser inatingíveis aos Municípios, principalmente àqueles de menor porte e ainda sem estrutura adequada para o fomento do Turismo.

Os representantes do MTur foram informados que aproximadamente 70% das prefeituras do País foram ocupadas por novos gestores nas últimas eleições municipais, e que é fundamental que esses prefeitos recém-eleitos tenham suporte técnico e orientação do ministério para que as prefeituras possam desenvolver os trabalhos de incentivo ao turismo em seus Municípios e regiões. Dentre os benefícios, consequentemente acarretariam em criação de empregos e aumento da renda dos habitantes e giro na economia dessas cidades.

O diretor ouviu que a CNM trabalha em prol do turismo como pauta respeitável na economia do País, e que o desempenho da entidade neste âmbito será sempre em defesa dos interesses dos Municípios. A Confederação se mostrou totalmente favorável ao Mapa, entretanto, ressaltou que é preciso que o Mapa não seja excludente a nenhum dos 5.568 Municípios por conta dos critérios de inclusão ou pela demora da chegada de informações.

Ficou acertado na reunião que a CNM enviará um Ofício ao MTur solicitando os critérios de inclusão dos Municípios no Mapa do Turismo Nacional, por estado, de forma que a entidade tome conhecimento e possa encaminhá-los aos gestores municipais. O ministério se comprometeu a repassar as regras à Confederação.

Desempenho
Rogério Antonio Cóser reconheceu os trabalhos desempenhados pela CNM relacionados ao incentivo da atividade turística nos Municípios do País. “O movimento municipalista tem sido muito importante e, falando particularmente do setor turístico, é um parceiro ideal para nós. E a CNM, por ter uma representatividade nacional, nos traz as pequenas demandas, pois quando se fala em Turismo nós não podemos trabalhar única e exclusivamente nos grandes centros onde já estão os maiores aparelhos turísticos e a maior concentração de turistas. O turismo também se faz nas pequenas cidades.”

CNM alerta
Mesmo os Municípios que já fazem parte do Mapa de 2016 devem encaminhar documentação e atender aos critérios para participarem do Mapa de 2017. Os gestores municipais devem procurar os Interlocutores da Regionalização nas Secretarias Estaduais de Turismo para verificar a relação de documentos e os critérios para inclusão no novo Mapa do Turismo Brasileiro.

Clique aqui para ver os contatos dos Interlocutores e aqui para assistir matéria da TV Portal CNM sobre a primeira reunião, em 8 de fevereiro.