Home / Notícias / CNM participa da abertura de congresso sobre o mercado de gastronomia

Notícias

17/08/2016

Compartilhe está notícia:

CNM participa da abertura de congresso sobre o mercado de gastronomia

Empresários do setor gastronômico, chefs de cozinha nacionais e internacionais, representantes da área de turismo, autoridades e membros do Conselho Nacional de Turismo se reuniram nesta terça-feira, 16 de agosto, em Brasília (DF), na abertura do 28.º Congresso da Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A Área Técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) também esteve presente no evento.

O tema do Congresso para esta edição é “Potência em Transformação”. Um dos principais assuntos abordados nos discursos foi a importância da qualificação profissional dos que trabalham no setor, além do potencial para geração de empregos, objetivando o incentivo despertar lideranças e incentivar o empreendedorismo no segmento.

A gastronomia é um dos pontos fortes do setor de turismo, capaz de deslocar turistas pelo mundo todo, que viajam a procura de experimentar sabores, temperos, texturas e aromas. Desta forma, a gastronomia pode ser considerada um produto turístico e um dos principais cartões de visita dos nossos destinos.

Gov. SCNúmeros do setor gastronômico no Brasil
Um dado animador é que na Copa de 2014, mais de 90% dos brasileiros e estrangeiros consideraram positivos os serviços oferecidos na área de alimentação. Espera-se que a mesma avaliação se repita agora nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro (RJ) e em outras cidades. Os resultados da pesquisa com turistas que participaram deste evento serão divulgados nesta quinta-feira, 18 de agosto, no Rio de Janeiro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. A Abrasel estima que, atualmente, o setor represente 2,7% do PIB brasileiro. O segmento contribui com 1,5 milhão de empregos formais, o que representa quase 50% da força de trabalho do turismo. De acordo com a Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, a gastronomia figura entre os serviços turísticos mais bem avaliados por estrangeiros que vieram ao país em 2015. O segmento obteve 95,7% de avaliação positiva, perdendo apenas para a hospitalidade, com 97,7%.

Avanços
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, apontou as chances de avanços no 
setor. “Estamos vivendo um momento de transformação e oportunidades. Acreditamos que um bom caminho para crescermos seja facilitar o empreendedorismo. Vamos discutir e encontrar caminhos para fazer essa mudança acontecer”, garantiu o gestor. 
O Congresso acontece até quinta, no Campus Sul do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), na quadra 614 Sul. O horário do evento é das 10h às 21h30. Clique aqui para mais informações.

Da Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas