Home / Notícias / CNM participa de Exposição no Parque Olímpico; mostra vai promover Municípios Patrimônio Mundial

Notícias

09/08/2016

Compartilhe está notícia:

CNM participa de Exposição no Parque Olímpico; mostra vai promover Municípios Patrimônio Mundial

Mais uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a inserção nas ações de comercialização e divulgação no mercado internacional das cidades que possuem sítios do patrimônio cultural reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A entidade municipalista participou na segunda-feira, 8 de agosto, da abertura da Exposição Visual Itinerante dos Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A mostra acontecerá na Casa Brasil, localizada no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

A Exposição Patrimônio abrange as características das regiões brasileiras, conectando lugares e manifestações que conferem a diversidade do povo brasileiro. Durante a solenidade, foi apresentado o espaço dos sítios brasileiros reconhecidos pela Unesco e pelo Centro do Patrimônio Mundial (WHC) a autoridades ligadas ao turismo e às cidades históricas. A mostra apresenta a riqueza cultural e a diversidade do País aos turistas brasileiros e estrangeiros.

Com isso, o objetivo é incentivar a comercialização dos patrimônios culturais nacionais como produtos turísticos, considerando a diversidade e os aspectos materiais e imateriais brasileiros. A Exposição Patrimônio é mais uma oportunidade para movimentar o setor de turismo e desenvolver a economia brasileira.

Ela também contribui com a promoção de destinos turísticos brasileiros e estimula investimento e manutenção das cidades patrimônios. Além disso, é uma chance de mostrar as riquezas dessas regiões para turistas brasileiros e estrangeiros. Dessa forma, uma das ideias é que a mostra seja convertida em um produto permanente de promoção do turismo.

Ações da CNM
A CNM tem atuado em parceria com o Embratur para dar mais visibilidade no contexto internacional dos Municípios que contém sítos do patrimônio cultural reconhecido pela Unesco. A entidade tem como pauta de trabalho o fortalecimento da Rede Cidades históricas através de iniciativas como, por exemplo, a realização de eventos nacionais e internacionais.

Para o lançamento da Exposição na Casa Brasil, a CNM mobilizou os Municípios. As cidades se empenharam e encaminharam representantes para o andamento e concretização dessas ações. Um deles foi o secretário de Turismo da cidade pernambucana de Olinda, Maurício Galvão.

Ele avaliou a Exposição como um passo importante na estratégia de captação de turistas. "Este espaço representa mais uma ação para atrair turistas às cidades patrimônio e históricas. Esperamos que, futuramente, a mostra percorra vários países e embaixadas. Vamos buscar transformar o conteúdo da Exposição em portal e mídias digitais para fecharmos o ciclo com uma efetiva comercialização dos destinos brasileiros", anunciou.

A CNM foi representada pelo consultor Mário Augusto Ribas. Além da entidade municipalista, participaram da solenidade o presidente da Embratur, Vinícius Lumetz; o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz; o diretor da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto Filho; representantes do Ministério do Turismo e da Organização das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial. O espaço estará aberto até o dia 18 de setembro e a entrada na Casa Brasil é gratuita.


Cidades Patrimônio
Ao todo, o Brasil possui 13 sítios reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, além de mais de 40 mil imóveis, 15 mil sítios arqueológicos e inestimáveis acervos de arte e documentos.  Na mostra, os visitantes irão conhecer as características das cidades, bem como os atrativos turísticos e patrimônios tombados.

Os turistas também poderão entender a diversidade brasileira e suas peculiaridades em um painel especial e em um totem interativo com abordagem do contexto nacional e sua mistura de povos. Os conteúdos estarão disponíveis em português, inglês e braile. Veja abaixo a lista dos Sítios brasileiros da Exposição Patrimônio:

1. Cidade histórica de Ouro Preto – MG
2. Centro histórico da cidade de Olinda – PE
3. Missões jesuíticas dos Guarani, incluindo as ruínas de São Miguel das Missões – RS
4. Centro histórico da cidade de Salvador – BA
5. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo – MG
6. Plano Piloto de Brasília – DF
7. Parque Nacional da Serra da Capivara – PI
8. Centro histórico da cidade de São Luís – MA
9. Centro histórico da cidade de Diamantina – MG
10. Centro histórico da cidade de Goiás – GO
11. Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão – SE
12. Paisagem entre montanhas e mar no Rio de Janeiro - RJ
13. Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte – MG

Agência CNM, com informações da Embratur


Notícias relacionadas