Home / Notícias / CNM solicita nova atualização do mapa do turismo, durante reunião no MTur

Notícias

26/08/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM solicita nova atualização do mapa do turismo, durante reunião no MTur

Promover nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 é uma reivindicação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Durante reunião no Ministério do Turismo, na quarta-feira, 24 de agosto, representantes da entidade reforçaram o posicionamento ao esclarecer que o pleito é importante para muitos Municípios, que não puderem direcionar a devida atenção por conta das demandas do último mandato. 

A entidade lembra que muitos gestores estão focados no fechamento de suas contas, no atendimento das limitações legais e nas vedações impostas às administrações municipais no período eleitoral. Além disso, dificuldades políticas e econômicas têm prejudicado muitos Municípios, e isso pode ter contribuído para o não atendimento dos requisitos necessários exigidos para participar do Mapa. Aproximadamente, 1.200 que estavam no Mapa anterior foram retirados da versão publicada em 2016. 

Por entender que o Mapeamento é um Programa estruturante do governo e uma das estratégias previstas no Programa de Regionalização do Turismo, a Confederação apresentou a solicitação e reforçou: o trabalho que vem desenvolvendo para o incremento da atividade turística nos Municípios. A entidade destaca que o Programa, por ter como principal característica o desenvolvimento regional, é importante ferramenta de fortalecimento que pode ser usada pelos Municípios, inclusive na criação e estruturação de roteiros turísticos integrados. 

DivulgacaoDiretrizes
Os técnicos da CNM defendem que as estratégias para gestão municipal sejam estabelecidas dentro do mandato dos gestores. Diante disso, a proposta de um novo mapeamento em 2017 acompanhará o mandato, inclusive dos novos gestores municipais, possibilitando que cumpram os compromissos e estabeleçam diretrizes firmadas ainda na sua gestão. 
Por fim, a entidade lembra que as ações previstas no atual Plano Nacional de Turismo se encerram em 2016, sendo esperado que um novo Plano também inicie suas ações em 2017.


Notícias relacionadas