Home / Notícias / CNM solicita nova atualização do mapa do turismo, durante reunião no MTur

Notícias

Friday, 26 de August de 2016

CNM solicita nova atualização do mapa do turismo, durante reunião no MTur

Promover nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 é uma reivindicação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Durante reunião no Ministério do Turismo, na quarta-feira, 24 de agosto, representantes da entidade reforçaram o posicionamento ao esclarecer que o pleito é importante para muitos Municípios, que não puderem direcionar a devida atenção por conta das demandas do último mandato. 

A entidade lembra que muitos gestores estão focados no fechamento de suas contas, no atendimento das limitações legais e nas vedações impostas às administrações municipais no período eleitoral. Além disso, dificuldades políticas e econômicas têm prejudicado muitos Municípios, e isso pode ter contribuído para o não atendimento dos requisitos necessários exigidos para participar do Mapa. Aproximadamente, 1.200 que estavam no Mapa anterior foram retirados da versão publicada em 2016. 

Por entender que o Mapeamento é um Programa estruturante do governo e uma das estratégias previstas no Programa de Regionalização do Turismo, a Confederação apresentou a solicitação e reforçou: o trabalho que vem desenvolvendo para o incremento da atividade turística nos Municípios. A entidade destaca que o Programa, por ter como principal característica o desenvolvimento regional, é importante ferramenta de fortalecimento que pode ser usada pelos Municípios, inclusive na criação e estruturação de roteiros turísticos integrados. 

DivulgacaoDiretrizes
Os técnicos da CNM defendem que as estratégias para gestão municipal sejam estabelecidas dentro do mandato dos gestores. Diante disso, a proposta de um novo mapeamento em 2017 acompanhará o mandato, inclusive dos novos gestores municipais, possibilitando que cumpram os compromissos e estabeleçam diretrizes firmadas ainda na sua gestão. 
Por fim, a entidade lembra que as ações previstas no atual Plano Nacional de Turismo se encerram em 2016, sendo esperado que um novo Plano também inicie suas ações em 2017.