Home / Notícias / Representante da CNM participa da Ruraltur, em Juazeiro do Norte (CE)

Notícias

18/10/2016

Compartilhe esta notícia:

Representante da CNM participa da Ruraltur, em Juazeiro do Norte (CE)

A 12.ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur) ocorreu no início deste mês de outubro, entre os dias 5 e 7, em Juazeiro do Norte (CE). Um representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do evento, que propôs discutir o fortalecimento do turismo no meio rural, além de promover a divulgação de destinos e debates sobre o avanço da produção associada a atividade.

Com extensa programação técnica, a agenda viabilizou discussões sobre os entraves e as dificuldades para o desenvolvimento da atividade no ambiente rural. Também proporcionou a apresentação de casos de sucesso, como por exemplo: a Rota do Café Verde no Maciço de Baturité e o Geopark Araripe representando o segmento de turismo sustentável, ambos no Ceará; e as quadrilhas juninas de Campina Grande na Paraíba.

A edição deste ano da RuralTur trouxe o Encontro Nacional de Lideranças do Turismo Rural, Rodada de Negócios e visitas técnicas, paralelos à programação principal. Outra atração promovida nos dias do evento foi a feira de produtos do agronegócio associados ao turismo e destinos turísticos, que teve por objetivo comercializar e serviços de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes, artesãos e empresas ligadas ao trade.

Municipalismo
Divulgação SebraePor ter o Turismo Rural como uma de suas pautas prioritárias, a CNM fez questão participar dos debates. A entidade defende que o fortalecimento dessa atividade é capaz de gerar desenvolvimento econômico, aumento de renda das propriedades rurais e, consequentemente, arrecadação municipal. Ainda segundo análise da Confederação, por ser comprometida com as atividades agropecuárias, essa modalidade de Turismo promove a valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural.

De acordo com a área de Turismo da entidade, atualmente o turista tem buscado por destinos que o permita ser mais que expectador. Eles desejam ser protagonistas e vivenciar de fato experiências novas nos destinos visitados, o que, conforme lembra a entidade, é característica do Turismo Rural.

Orientação

Diante dessa realidade, a Confederação aconselha os Municípios que tem o perfil rural, a trabalharem nesse tipo de turismo, a partir de estratégias e projetos bem formulados que visem a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade dos produtos ofertados, a sustentabilidade ambiental, e a identidade e o envolvimento da comunidade local.

A CNM ressalta ainda: nessa modalidade de turismo, as atividades são desenvolvidas em contato com a natureza e/ou com a vida no campo. Dependendo da forma como for planejado, o turismo rural poderá representar avanços econômicos significativos, tanto para a Prefeitura como para o produtor.

Notícias relacionadas