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Governo Eletrônico

governoeletronico@cnm.org.br

Perguntas e Respostas

  • Melhora a comunicação com os cidadãos;
  • Estimula maior participação comunitária;
  • Proporciona troca de experiências entre os participantes;
  • Maior acesso as informações da administração pública, entre outros.
As redes sociais na internet são meios de interação entre vários membros da sociedade representando um conjunto de ideias, valores e interesses.
  • Facilita a aproximação da gestão com o cidadão;
  • Melhora a qualidade de atendimento;
  • Assegura os direitos do cidadão;
  • Responde de forma clara todas as informações solicitadas;
  • Orienta como proceder para solucionar problemas.
A ouvidoria municipal é um espaço da gestão destinado aos cidadãos. Onde são cadastradas reclamações, sugestões, opiniões, perguntas, elogios e soluções. Passando pelos processos de recebimento, avaliação e encaminhamento das demandas.
  • Aumenta a confiabilidade das informações enviadas e recebidas entre as unidades municipais e demais esferas do governo;
  • Melhora a comunicação interna e externa da administração municipal;
  • Garante que o usuário do correio eletrônico faz parte da administração municipal;
  • As contas de e-mail são definitivas e podem ser mantidas mesmo em caso de substituições de quadro de servidores e continuidade nas informações e histórico da prefeitura.
O e-mail institucional ou correio eletrônico é uma ferramenta utilizada para a comunicação municipal, que padroniza os usuários membros da administração pública.
Exemplo: usuario@municipio.uf.gov.br
O governo local pode disponibilizar para a sociedade informações municipal de forma direta, econômica e objetiva, além da imediata promoção do Município para usuários da internet. Auxiliando também, o gestor a atender as legislações vigentes, proporcionando espaços para cumprimento da lei Nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à informação) e a Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência).

Veja algumas das informações locais que podem ser disponibilizadas no site do Município:

  • Ações da Administração Municipal;
  • Editais de Licitação;
  • Galeria de Fotos, entre outras;
  • Gastronomia;
  • Histórico do Município;
  • Informações Turísticas;
  • Legislação;
  • Publicação das contas públicas;
O Site institucional é uma ferramenta eletrônica que coloca o Município na rede mundial de computadores e serve para disponibilizar informações em tempo real.
Ela tem como benefícios a acessibilidade dos processos administrativos, a eficiência na gestão local e a aproximação entre governo e cidadão. Também promove o movimento de inclusão social e, a partir do encontro com esse novo mundo de informações, o indivíduo passa a ter uma ampla rede de conhecimentos, oportunidades e aproximação com culturas diversas.
Inclusão Digital pode ser considerada um processo de democratização das tecnologias de informação e Comunicação (TIC's) aliada ao processo educacional e de infraestrutura.
Potencializar e qualificar a gestão interna e melhorar a prestação de serviços ao cidadão. O e-GOV tem como benefícios o desenvolvimento econômico e social, a gestão local efetiva, a redução de custos, a dinamização dos processos tecnológicos, a melhoria na prestação dos serviços ao cidadão, à transparência da gestão e a proximidade com o cidadão.
O Governo Eletrônico (e-GOV) pode ser entendido como a aplicação dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na administração pública.
A potencialidade das TIC's pode ser aproveitada em benefício de uma gestão mais eficiente e organizada, que aproxima e atende melhor os cidadãos, entrega serviços de qualidade, confere transparência às ações e se relaciona melhor com a sociedade.
Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC's - é um conjunto de recursos tecnológicos que integrados entre si, proporcionar interação, comunicação e disseminação da informação. São exemplos de TIC's computadores, Internet, Correio Eletrônico, Sites da Web, telefonia, aplicativos e sistemas operacionais, entre outros.