Home / Biblioteca

Biblioteca

Busca Avançada

Projeto – inovação e modernização da gestão pública municipal

‣ Institucional

Descrição

O objetivo principal deste projeto é alcançar ganhos efetivos, concretos e mensuráveis para a população de Bom Despacho/MG. Isso por meio de uma mudança na gestão, ao modernizá-la dando maior foco aos resultados e a um planejamento estratégico realista, sintonizado com as necessidades do Município. Mediante esse raciocínio, a execução deste projeto se baseou principalmente na introdução de novas metodologias de trabalho.
O modelo de gestão implantado teve como marco inicial a Reforma Administrativa, que organizou toda a estrutura funcional da prefeitura. Outra medida foi inovar o orçamento municipal. Agora, o orçamento está integrado e materializado em programas e ações concretas definidas no Plano Plurianual 2014-2017 (PPA) do Município, ambos integrados a um software de gestão, o Urbem. Esse programa é responsável por boa parte da melhoria administrativa conquistada pela cidade a partir de 2013.
Além de ser moderno, o software gera uma economia anual para a prefeitura de aproximadamente R$ 250 mil, valor que é economizado com mensalidades, já que o Urbem é disponibilizado gratuitamente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) às prefeituras. Além disso, com a ajuda técnica do governo mineiro, Bom Despacho criou seu escritório de projetos, cujo objetivo é gerenciar os projetos prioritários da prefeitura. Ademais, foram instituídas ferramentas que racionalizaram o gasto público, elevando a eficácia do dinheiro arrecadado dos contribuintes. Em meio a tantas mudanças, nasceu a Escola do Servidor (Efesp), com a finalidade de treinar os funcionários públicos municipais para as novas metodologias de trabalho. O resultado dessa mudança radical na gestão é tangível, pois Bom Despacho estruturou sua administração, minimizou seus custos, potencializou os recursos disponíveis e, o mais importante, trouxe ganhos efetivos para a população já no curto prazo.
Ano: 2016
Formato: Artigos

Palavras chaves

1. Gestão municipal. 2. Urbem. 3. modernização. 4. planejamento estratégico. 5. resultado.