Home / Comunicação / Abertas inscrições para a segunda edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

Notícias

02/08/2017

Compartilhe está notícia:

Abertas inscrições para a segunda edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que está aberta a segunda edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação. A capacitação - do Programa de Cooperação para o Fortalecimento de Políticas Públicas dos Museus Ibero-Americanos (Ibermuseus) – é voltada a profissionais e funcionários de museus e instituições museais situadas nos países membros do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

A CNM explica o curso tem por objetivo fortalecer as habilidades e conhecimentos dos profissionais de museus. Além disso, deve promover a circulação de conhecimentos e facilitar a troca de conteúdo, experiências, práticas e conceitos por meio do apoio à capacitação e à realização de intercâmbios profissionais em instituições museais ibero-americanas voltadas para pesquisa, troca de metodologias, instrumentos e mecanismos de gestão museal e articulação de projetos. Serão destinados US$ 80.000 para o financiamento do transporte, da hospedagem e do seguro viagem dos intercambistas selecionados.

A convocatória se encontra dividida em duas categorias: a) atividades de capacitação e formação realizados ou apoiados por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para museus nos países ibero-americanos; b) residências profissionais realizadas em instituições museais públicas ou mistas dos países ibero-americanos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a áreas específicas da museologia, trocas de conhecimento e boas práticas.

Inscrições
Os interessados na primeira categoria devem se inscrever até o dia 30 de março de 2018 e os interessados pela segunda até o dia 15 de setembro de 2017 através do site do Programa.

Inscrições aqui 

Entre em contato com a Área Técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.


Notícias relacionadas