Home / Comunicação / Água e Saneamento básico para todos é tema do ODS 6

Notícias

26/01/2018

Compartilhe esta notícia:

Água e Saneamento básico para todos é tema do ODS 6

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos. Esse é o tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), lembrando que a água é item central da pauta para a discussão do desenvolvimento sustentável.

O acesso à água e ao saneamento está intimamente ligado a outros ODS, como a redução da pobreza, o crescimento econômico, a saúde, segurança alimentar e nutricional, além de contribuir para melhorias no bem-estar e na inclusão social. A falta de saneamento básico impacta negativamente a saúde e o bem-estar das populações, contamina o solo, os rios, os mares e as fontes de água para o abastecimento.

Municípios no ODS 6

O poder municipal é no Brasil o Ente da Federação responsável pela prestação dos serviços de saneamento, não importando se diretamente ou se concedidos. Assim, na aplicação do ODS 6 e para o cumprimento das metas sugeridas neste objetivo, a responsabilidade do Município é clara: definir as metas e o prazo para seu cumprimento e viabilizar os meios para atingi-las, buscando o apoio necessário no Estado, na União e na sociedade civil organizada no nível local.

Para estimular a implementação dos ODS pelos Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza, até o dia 4 de fevereiro, a campanha Municípios pelo Amanhã, quando apresenta todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pede que os Municípios enviem boas práticas na implementação dos ODS.

Participe. Saiba como acessando aqui o portal da CNM.


Notícias relacionadas