Home / Comunicação / Alerta de desastres naturais por SMS está disponível para mais três Estados

Notícias

20/12/2017

Compartilhe esta notícia:

Alerta de desastres naturais por SMS está disponível para mais três Estados

Deslizamentos de terras, inundações, alagamentos e temporais são alguns fenômenos que afetam milhares de brasileiros. Para garantir a segurança de moradores de áreas instáveis, um serviço de alertas emergenciais atenderá a população de mais três Estados: Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul. A iniciativa da Defesa Civil Nacional prevê alertas por mensagem de celular (SMS).

O sistema começou a funcionar efetivamente em outubro deste ano no Paraná e em Santa Catarina. Em novembro, o serviço foi ampliado para São Paulo. De acordo com números do governo, nos três primeiros Estados onde o serviço foi implementado, o total de usuários cadastrados já supera 1 milhão; foram disparados 697 alertas, por meio de mais de 5.3 milhões de mensagens.

A expectativa do poder público federal é de que, até março de 2018, o serviço esteja disponível aos moradores de todas as regiões brasileiras. A previsão é de que, em janeiro, o serviço já esteja disponível às populações de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Ocorrências 
O serviço gratuito tem por objetivo de informar os moradores dos três Estados para as ocorrências de anormalidades, e para os procedimentos de segurança a serem adotados em caso de desastres naturais. Ao promover cadastro, no sistema da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, o interessado passa a receber eventuais alertas para da região onde vive.

Para isso, basta responder ou enviar mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o Código de Endereçamento Postal (CEP) da área já coberta pelo sistema para a qual deseja receber os avisos. O serviço pode ser posteriormente cancelado sem custos, bastando enviar a mensagem CANCELAR para o mesmo número.

Com informações da EBC


Notícias relacionadas