Home / Comunicação / AMM empossa nova diretoria nesta quinta-feira, 11 de maio

Notícias

10/05/2017

Compartilhe esta notícia:

AMM empossa nova diretoria nesta quinta-feira, 11 de maio

O novo conselho diretor e o conselho fiscal da Associação Mineira de Municípios (AMM) tomam posse nesta quinta-feira, 11 de maio. A cerimônia acontece no último dia do Congresso Mineiro de Municípios. Quem assume a entidade pelos próximos dois anos é o prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

A eleição ocorreu por meio de chapa única e suprapartidária. A diretoria terá como vice-presidentes o prefeito de Sabará, Wander Borges; e o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius.

Já para o cargo de secretário, assumem os gestores de Manhuaçu, Maria Aparecida Magalhães; e de Congonhas, José Cordeira. Os prefeitos do Município de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; e de Periquito, Geraldo Godoy serão os tesoureiros da AMM.

O presidente eleito, Julvan Lacerda, estabeleceu 15 metas norteadoras para auxiliar na gestão dos prefeitos mineiros. Entre elas, a revisão do pacto federativo, a estabilidade no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a aproximação com os governos estaduais e federais.

Mesmo com o aumento do repasse do FPM em 12% no primeiro quadrimestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2016, o valor de R$ 30,878 bilhões remetido aos Municípios não conseguirá superar as despesas causadas pela recessão econômica, inflação, aumento da folha salarial, além do custo com atribuições de funções estaduais e federais.

Controle de gastos

Na avaliação de Julvan Lacerda, os prefeitos precisam estar atentos para o planejamento financeiro das cidades, a fim de cumprirem com suas obrigações orçamentárias. “Levando em conta o aumento dos gastos e as perdas dos municípios, esse crescimento do repasse do FPM não representa ganho real. Os prefeitos continuam com dificuldades orçamentárias. Os prefeitos são a maior força política do País e, por isso, definimos essas 15 metas para fortalecer esses gestores municipais”, afirmou.

Agência CNM, com informações da AMM

 

 


Notícias relacionadas