Home / Comunicação / Atualização de Atlas Nacional Digital do Brasil traz caderno inédito sobre cidades sustentáveis

Notícias

07/07/2017

Compartilhe esta notícia:

Atualização de Atlas Nacional Digital do Brasil traz caderno inédito sobre cidades sustentáveis


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a versão do Atlas Nacional Digital do Brasil com a atualização de informações sobre as seções “Brasil Mundo” e “Sociedade e economia”. As seções abordam indicadores sobre o Produto Interno Bruto (PIB), a densidade demográfica, as redes de comunicação, as mudanças no espaço rural, qualidade e desenvolvimento local que reestruturam o território brasileiro.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o Atlas traz um caderno inédito sobre “Cidades Sustentáveis” na versão deste ano. A entidade destaca a importância do caderno para os gestores públicos em tratar de temáticas relacionadas às condições de moradia, infraestrutura, planejamento, cultura e patrimônio e o mapeamento dos consórcios direcionados para o desenvolvimento urbano com foco na Nova Agenda Urbana.

A Confederação lembra que o Brasil assumiu o compromisso de implementar a Nova Agenda Urbana durante a realização da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), realizada em Quito, no Equador, no ano passado.  A Nova Agenda urbana trata de orientar uma “urbanização sustentável nos próximos 20 anos” assumindo os desafios do fenômeno urbano em que até 2050 a população urbana do mundo irá praticamente dobrar.

ODS

O caderno temático assume o compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o estabelecimento de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  O caderno temático Cidades Sustentáveis prioriza o ODS 11, dentre os 17 elencados para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como meta “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030”.

Para a CNM, a publicação traz uma perspectiva geográfica sobre os indicadores de moradia, urbanização, mobilidade urbana, plano diretor, participação democrática, ambiente urbano e segurança essencial para a mobilização e disseminação dos princípios da NAU voltada à promoção de políticas urbanas nacionais e locais.

Acesse aqui o Caderno Atlas


Notícias relacionadas