Home / Comunicação / Cadernos técnicos podem auxiliar gestores a elaborarem projetos em mobilidade urbana

Notícias

15/12/2016

Compartilhe esta notícia:

Cadernos técnicos podem auxiliar gestores a elaborarem projetos em mobilidade urbana

Foi lançada nesta quarta-feira, 14 de dezembro, uma coleção de cadernos técnicos sobre mobilidade urbana. O tema é defendido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que incentiva os gestores a desenvolverem projetos sustentáveis para o deslocamento seguro e fluidez no trânsito. Ao todo são três volumes, disponíveis gratuitamente para download.

O primeiro deles fala a respeito do transporte ativo, abordando os meios de transporte que dependem da propulsão humana. Nesta publicação, o gestor municipal poderá conhecer os critérios gerais para implantar calçadas, ciclovias e ciclofaixas. O caderno reúne normas técnicas que oferecem subsídio para a concepção e aprovação de projetos da área.

No segundo caderno o enfoque está nos sistemas de prioridade ao ônibus. O intuito é ampliar e melhorar os sistemas de transporte coletivo, com destaque para o Bus Rapid Transit (BRT), ônibus de trânsito rápido, em português. Os módulos explicam questões importantes como os critérios para a faixa dedicada, terminais, pontos de parada, entre outras.

Já o terceiro caderno trata dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Além de detalhar os critérios de infraestrutura dos projetos, a publicação alerta para a necessidade desses sistemas nos Municípios. Ao final, o gestor poderá ter uma visão completa da integração dos sistemas VLT com a infraestrutura das cidades.

A coleção de cadernos técnicos é ilustrada para facilitar a compreensão e pode ser acessada gratuitamente. Escolha o material de seu interesse e faça o download.

Transporte ativo

Sistemas de prioridade ao ônibus

Veículo Leve sobre Trilhos

Da Agência CNM, com informações do Ministério das Cidades


 


Notícias relacionadas